ABIMDE lidera presença brasileira na Eurosatory 2024

A Eurosatory 2024, de 17 a 21 de junho em Paris, contará com uma forte participação brasileira liderada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). Com 14 empresas nacionais apresentando suas mais recentes inovações, a iniciativa, apoiada pelo projeto Brazil Defense, busca consolidar a presença do Brasil no mercado internacional de defesa e segurança.

Participação da ABIMDE na Eurosatory 2024

Detalhes sobre o evento e sua importância

A Eurosatory é reconhecida como a feira mais proeminente para profissionais de Defesa e Segurança, realizada bienalmente em Paris. Em sua última edição, o evento contou com a presença de 1.743 expositores de 62 países, 39 pavilhões nacionais e atraiu 62 mil visitantes de 150 países. Além disso, participaram 250 delegações oficiais de 96 países, com a realização de 300 palestras internacionais e 100 conferências. A edição de 2024 destacará a Inteligência Artificial como tema central, explorando suas aplicações operacionais diante das mudanças geopolíticas e climáticas do planeta.

Estande Brasil e as 14 empresas participantes

A indústria brasileira será representada por 14 empresas, das quais 11 estarão alocadas no Estande Brasil, viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, coordenado pela ABIMDE, em convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil. Entre as empresas expositoras estão AEL Sistemas, ARES, Akaer, Atech, BCA Ballistic Protection, Condor S.A. Indústria Química, CSD – Componentes e Sistemas de Defesa, ELO Componentes Electroquímicos, GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos, M & K Assessoria, Exportadora e Importadora, RF COM Sistemas Ltda, e Vertical do Ponto Indústria e Comércio de Paraquedas. Além dessas, Mac Jee, Taurus e CBC participam com estandes individuais.

Apoio e coordenação do projeto Brazil Defense

O projeto Brazil Defense, coordenado pela ABIMDE em parceria com a ApexBrasil e com apoio do MD e do MRE, tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas. Isso inclui monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas. Sob a direção conjunta da ABIMDE e ApexBrasil, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo, com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Essa estratégia visa consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, integrando as empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo.

A participação da ABIMDE na Eurosatory 2024 não só reforça a posição do Brasil como um importante player no mercado de defesa e segurança, mas também destaca a capacidade de inovação e a competência das empresas brasileiras em desenvolver tecnologias avançadas que atendem às necessidades globais.

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SANÇÃO DA LEI Nº 8.470/2024 INCLUI DIA DO PORTO NO CALENDÁRIO OFICIAL DO RIO

A PortosRio anunciou a sanção da Lei nº 8.470/2024, que inclui o Dia do Porto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *