Eurosatory 2024: Atech lidera inovação em defesa e segurança

Em um dos maiores eventos globais de defesa e segurança, a Atech, do Grupo Embraer, promete atrair todas as atenções na Eurosatory 2024, em Paris. De 17 a 21 de junho, a empresa apresentará no Estande J214-5A suas inovadoras soluções tecnológicas para operações nos domínios terrestre, aéreo, marítimo e cibernético.

Projetos com a Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira

A Atech tem uma forte presença no Brasil, participando dos principais programas estratégicos da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. Em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a empresa desenvolve e evolui os principais sistemas de defesa aérea e gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) do país. Entre seus projetos de destaque estão os sistemas de comando e controle e suporte à missão para aeronaves como o E-99M AEW, o novo Gripen-NG e o KC-390.

Para a Marinha do Brasil, a Atech desenvolve soluções inovadoras para sistemas navais complexos, incluindo o Combat Management System (CMS) e o Integrated Platform Management System (IPMS) para as Fragatas Classe Tamandaré, além do Naval Tactical Data Management System (N-TDMS) para o helicóptero Super Cougar (H225M). A empresa também está envolvida no desenvolvimento de sistemas de instrumentação e controle nuclear para propulsão nuclear.

Parcerias e desenvolvimentos internacionais

Além de sua atuação no Brasil, a Atech tem expandido sua presença global, com soluções implantadas em diversos países da América Latina, África e Ásia. Na Mauritânia, a empresa desenvolveu e implantou um programa abrangente de vigilância aérea e terrestre, que inclui Centros C3I (Command, Control, Communications, and Intelligence) fixos e móveis, integrados a uma academia de treinamento e um sistema de backup para controle de tráfego aéreo. Este projeto demonstra a capacidade da Atech de adaptar suas soluções às necessidades específicas de diferentes países, oferecendo suporte contínuo e treinamento.

Casos de sucesso na Mauritânia e Índia

Na Índia, a Atech implementou com sucesso os sistemas Skyflow (ATFM) e Leo (IFPS), totalmente adaptados às necessidades do país e em conformidade com as normas Eurocontrol. Esses sistemas são essenciais para a gestão eficiente do espaço aéreo, contribuindo significativamente para a segurança e a eficiência do tráfego aéreo na região.

A participação da Atech na Eurosatory 2024 reforça sua posição como líder em inovação tecnológica no setor de defesa e segurança, destacando sua capacidade de desenvolver e integrar sistemas complexos que atendem às necessidades específicas de cada cliente. A empresa continua a expandir suas fronteiras, consolidando parcerias estratégicas e contribuindo para a proteção de infraestruturas críticas e a soberania tecnológica de seus parceiros globais.

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SANÇÃO DA LEI Nº 8.470/2024 INCLUI DIA DO PORTO NO CALENDÁRIO OFICIAL DO RIO

A PortosRio anunciou a sanção da Lei nº 8.470/2024, que inclui o Dia do Porto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *