GIGANTES ATRACAM SIMULTANEAMENTE NO PORTO DO RIO DE JANEIRO

No dia 4 de junho, o Porto do Rio de Janeiro registrou um evento histórico com a atracação simultânea de quatro navios conteineiros em seus terminais. Entre eles, três navios de mais de 330 metros de comprimento, destacando-se no cenário portuário brasileiro.

Os navios MSC PARIS (334 metros de comprimento) e MSC AKRITAS (330 metros de comprimento) atracaram no terminal de contêineres MultiRio. Já os navios EVER FULL (333 metros de comprimento) e MERCOSUL SUPARÉ (210 metros de comprimento) atracaram no Rio Brasil Terminal.

Para se preparar para receber navios de maior porte, especialmente os da classe New Panamax, que medem 366 metros de comprimento, o Porto do Rio de Janeiro está realizando uma dragagem para aprofundamento do canal principal. O projeto, com um investimento de R$ 163 milhões financiado pela PortosRio, tem previsão de conclusão para outubro deste ano. Esta obra é fundamental para aumentar a capacidade de recebimento de cargas do porto e manter a competitividade dos terminais de contêineres, que precisam se adaptar ao aumento contínuo das dimensões dos navios conteineiros.

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SANÇÃO DA LEI Nº 8.470/2024 INCLUI DIA DO PORTO NO CALENDÁRIO OFICIAL DO RIO

A PortosRio anunciou a sanção da Lei nº 8.470/2024, que inclui o Dia do Porto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *