PORTOSRIO DESTACA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA E NOVOS ARRENDAMENTOS NO ENCOMEX-RJ

Na última sexta-feira (14), durante o Encontro de Comércio Exterior do Brasil (ENCOMEX-RJ 2024), a PortosRio participou do painel “A importância da Logística para Competitividade no Mercado Internacional”. O evento, promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) e do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), reuniu empresários, autoridades, líderes e especialistas para discutir temas cruciais do comércio exterior brasileiro.

O presidente da PortosRio, Francisco Martins, destacou que, a curto e médio prazos, os cinco portos públicos do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e Forno – terão o maior pacote de arrendamentos do país, com 11 áreas a serem lançadas no mercado. Ele também ressaltou investimentos significativos em infraestrutura portuária, incluindo três dragagens, modernização do Cais da Gamboa e melhorias na segurança portuária, fundamentais para aumentar a competitividade dos portos. Martins afirmou: “Nossos portos estão em expansão e não em retroação. A PortosRio é a quinta empresa estatal federal com melhor índice de execução orçamentária. Nossa preocupação é continuar crescendo e o compromisso da minha gestão e do corpo funcional da empresa é atingir esse objetivo.”

O painel, moderado pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, Eduardo Miguez, contou com a participação de Helson Braga, presidente da ABRAZPE; Delmo Pinho, assessor da Fecomercio-RJ; e André Seixas, presidente da Logística Brasil. Delmo Pinho enfatizou que o Porto do Rio de Janeiro é um dos principais ativos do Estado em geração de emprego, renda e impostos: “Temos o mais moderno terminal de trigo do país e um dos principais terminais de cruzeiros do Brasil. As lideranças empresariais e políticas do Rio precisam conhecer e valorizar os ativos estratégicos”.

André Seixas, ao abordar a regulação, salientou que os usuários ainda utilizam pouco a agência reguladora e que é necessário compreender melhor a regulação para lutar por sua eficiência e contribuir mais para o setor portuário. “Estamos unidos para defender o Porto do Rio de Janeiro”, afirmou Seixas.

O ENCOMEX-RJ 2024 ofereceu uma programação diversificada, com painéis, oficinas e palestras que abordaram desde políticas estratégicas para o desenvolvimento das relações comerciais no cenário global até as oportunidades proporcionadas pelo G20 Brasil 2024. Outros temas de destaque incluíram a internacionalização da economia criativa do Rio de Janeiro, o protagonismo das mulheres no comércio exterior, negócios de Nearshoring na relação bicentenária entre Brasil e Estados Unidos, e a implementação da Declaração Única de Importação (Duimp).

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SANÇÃO DA LEI Nº 8.470/2024 INCLUI DIA DO PORTO NO CALENDÁRIO OFICIAL DO RIO

A PortosRio anunciou a sanção da Lei nº 8.470/2024, que inclui o Dia do Porto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *