O grupo de defesa e tecnologia avançada EDGE, com sede nos Emirados Árabes Unidos, firmou no dia 2 de abril um acordo estratégico com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), durante a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro. A parceria prevê a troca de informações técnicas voltadas ao desenvolvimento conjunto de sistemas de armas, como mísseis, torpedos e dispositivos de precisão para emprego em operações militares estratégicas.
A EMGEPRON, vinculada ao Ministério da Defesa do Brasil, atua como braço executivo e comercial da Marinha na gestão de projetos complexos e na exportação de soluções da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira. O novo entendimento com a EDGE abre espaço para colaborações tecnológicas que podem ser produzidas localmente e exportadas com suporte institucional, ampliando a capacidade de inserção do Brasil no mercado global de defesa.
“Este acordo representa um marco significativo para a EDGE no mercado brasileiro. A EMGEPRON é uma empresa renomada e especializada que, sem dúvida, aprimorará nossas capacidades e os projetos em andamento com parceiros estratégicos, como a Marinha do Brasil”, afirmou Tiago Silva, CEO da EDGE para América Latina.
Já o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante Amaury Calheiros, destacou o potencial transformador da parceria. “A colaboração entre a EDGE e a EMGEPRON representa uma oportunidade única para impulsionar inovações tecnológicas e expandir para o mercado global. Essa aliança fortalece nosso compromisso de fornecer soluções de alta qualidade e impulsionará o desenvolvimento de futuros projetos transformadores.”
A iniciativa também está alinhada à estratégia da EDGE de estabelecer parcerias locais para fomentar a produção nacional e ampliar seu portfólio de soluções integradas em mercados emergentes, especialmente na América Latina. Com a EMGEPRON atuando como parceira técnica e canal institucional, o grupo árabe amplia sua presença em um dos polos mais dinâmicos da indústria naval de defesa.