A ICEYE, referência global em satélites de radar de abertura sintética (SAR), marca presença na LAAD Defence & Security 2025 com um portfólio robusto voltado à inteligência estratégica e ao monitoramento territorial. De 1 a 4 de abril, a empresa finlandesa — que desde 2020 atua no Brasil — apresenta no estande I-82, no Pavilhão 3 do Riocentro, suas soluções de última geração para aplicações de defesa, segurança e resposta a desastres.
A tecnologia SAR permite observar a superfície da Terra em qualquer condição climática e durante o dia ou a noite, oferecendo vigilância persistente e dados em tempo quase real. Segundo a ICEYE, esse diferencial é decisivo para operações de inteligência, monitoramento de fronteiras, vigilância marítima, proteção ambiental e resposta a catástrofes naturais, como enchentes — um dos destaques do portfólio apresentado.
A empresa também apresenta sua capacidade de fornecer constelações SAR completas, com operação compartilhada ou dedicada pelos clientes, e modelos flexíveis de aquisição de dados e serviços — uma estratégia pensada para atender as necessidades específicas de forças armadas e agências governamentais da América Latina.
“O Brasil representa um mercado estratégico, com alta demanda por dados confiáveis para defesa, vigilância ambiental e proteção de infraestruturas críticas. Nosso objetivo é ampliar a colaboração com a Base Industrial de Defesa brasileira e fomentar parcerias tecnológicas sustentáveis a partir do território nacional”, destaca a equipe executiva da ICEYE.
Desde seu primeiro lançamento em 2018, a empresa já colocou 48 satélites SAR em órbita, com planos de lançar mais 20 unidades até 2026. No Brasil, a ICEYE participa do Projeto Lessonia, em parceria com o Governo Federal, voltado à ampliação da capacidade de monitoramento espacial do território nacional com sensores SAR.
Com foco na formação de um ecossistema espacial ativo e autônomo, a ICEYE busca estabelecer um “círculo virtuoso” no Brasil, contribuindo com know-how, transferência de tecnologia e expansão das aplicações civis e militares do imageamento por radar.