Assinatura acordo Marinha do Brasil e Reino Unido

Marinha do Brasil mira aquisição de navios da classe Albion do Reino Unido

A Marinha do Brasil deu um passo estratégico para ampliar sua capacidade operacional e de resposta a emergências com a assinatura de um protocolo de intenções com o Reino Unido visando a aquisição dos navios multipropósito HMS Albion e HMS Bulwark, da classe Albion. O acordo foi formalizado durante a LAAD Security & Defence 2025, no ano em que Brasil e Reino Unido celebram 200 anos de relações diplomáticas.

A iniciativa marca o fortalecimento da cooperação bilateral entre as marinhas dos dois países, com foco em capacidades logísticas e operacionais de projeção de poder e apoio humanitário. As embarcações, atualmente em serviço na Marinha Real Britânica, são projetadas para operações anfíbias e multipropósito, com destaque para transporte de tropas, veículos, cargas pesadas e suporte aéreo com helicópteros de grande porte.

A adoção da classe Albion representa uma resposta direta à necessidade de ampliar a prontidão da Marinha brasileira em situações de calamidades públicas e missões humanitárias, como evidenciado nos apoios prestados em desastres recentes, a exemplo das chuvas em São Sebastião (2023) e nas enchentes do Rio Grande do Sul (2024).

Os navios também são capazes de atuar como plataformas de comando em operações conjuntas, contribuindo para o aumento da capacidade expedicionária do Brasil. O protocolo assinado na LAAD 2025 abre caminho para tratativas contratuais que poderão incluir transferência de conhecimento e eventual adaptação dos sistemas embarcados às necessidades nacionais.

Com esta aquisição, a Marinha do Brasil reforça sua estratégia de modernização com foco em meios navais de duplo emprego, que ampliam a capacidade de apoio à Defesa Civil e integração com outras agências do Estado.

Rolar para cima
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux