Home Notícias “A XV CMDA foi uma grande oportunidade para fomento da BIDS”, diz ministro da Defesa

“A XV CMDA foi uma grande oportunidade para fomento da BIDS”, diz ministro da Defesa

0
“A XV CMDA foi uma grande oportunidade para fomento da BIDS”, diz ministro da Defesa

Conferência de Ministros da Defesa das Américas terminou na sexta (29) em Brasília; ABIMDE articulou a  promoção da Base Industrial de Defesa e Segurança durante o evento

A XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), que reuniu representantes de 21 países em Brasília (DF), terminou oficialmente na última sexta-feira (29). O evento começou no dia 25 e contou com a participação da  ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e de 21 empresas nacionais da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança).

A Conferência de Ministros de Estado das Américas é o maior encontro do hemisfério ocidental relacionado à temática de Defesa e Segurança. A cada dois anos, o país-sede é alternado entre as 34 nações que compõem o fórum. O Brasil é o país anfitrião do biênio 2021-2022; a Argentina receberá a próxima edição  (2023-2024). 

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Na avaliação do ministro da Defesa do Brasil, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, a XV CMDA cumpriu seu papel em fortalecer os laços entre os membros da CMDA. “O compromisso dos nossos países com a democracia e a liberdade é um parâmetro que deve nortear nossas ações. Foram definidas nesta conferência as atividades a serem conduzidas na próxima edição. Já temos metas. O Brasil sediará em 2023 o exercício de ciberdefesa dos Estados membros da CMDA”, disse o ministro nesta quinta-feira (28). O ministro também  ressaltou a importância da 7ª Mostra BID Brasil para o setor e convidou as delegações para participarem do evento, que acontece este ano, em Brasília.

Em nota, o Ministério da Defesa informou também que o encontro foi uma oportunidade para “firmar tratativas e negócios visando ao fomento e ao desenvolvimento da Base Industrial de Defesa nacional, além de palco para discussões atuais sobre Defesa e Segurança”.

blank

Base Industrial
blankblankblank

Entre terça (26) e quinta-feira (28), as delegações internacionais que participaram da Conferência tiveram a oportunidade de conhecer tecnologias e produtos de defesa e segurança desenvolvidos no Brasil. A Seprod (Secretaria de Produtos de Defesa) do Ministério da Defesa, com apoio da ABIMDE, coordenou uma ‘mini exposição’ no saguão próximo ao auditório onde acontecia a Conferência.

“O nosso objetivo foi apresentar uma pequena mostra da capacitação tecnológica e da diversidade de soluções e produtos desenvolvidos e fabricados no Brasil. O nosso país produz tecnologia em estado da arte para diversos segmentos da Defesa e Segurança. Temos potencial para estabelecer muitas parcerias com países e empresas coirmãs nas Américas”, disse o Dr. Roberto Gallo, Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, acrescentando que “as delegações que visitaram o espaço ficaram surpreendidas com as nossas capacidades”.

Além da ABIMDE, que representa uma base que congrega mais de 200 associadas, a mini exposição contou com a presença de representantes das seguintes empresas: Akaer, Ares, Atech, Avionics, Berkana, CBC, Condor, CSD,  Dupont, Embraer, Emgepron, Gespi, Imbel, Iveco, Kryptus, Leonardo do Brasil, Mac Jee, MTX, Ocellott, Siatt e Taurus. 

O secretário Marcos Degaut, da Seprod, manifestou agradecimento pelo apoio e ressaltou a importância da promoção das empresas nacionais e fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança.

“Quero agradecer em nome da Seprod, do Ministério da Defesa, pela receptividade para com a nossa ideia de fazer uma mini exposição de produtos de defesa durante a Conferência de Ministros da Defesa das Américas. Foi um sucesso. Todos os senhores colaboraram de forma mais prestativa e ágil possível para que esse evento pudesse ser realizado. Então, gostaria de reforçar esse agradecimento, e vamos agora trabalhar para que as próximas atividades, incluindo a nossa BID Brasil, sejam melhores e maiores. E que consigam colocar nossa Indústria  de Defesa cada vez mais evidência”, disse Degaut.

blank

Mostra BID Brasil

A 7ª Mostra BID Brasil, realizada pela ABIMDE em parceria com a ApexBrasil, vai acontecer entre os dias 6 e 8 de dezembro deste ano, em Brasília (DF). 
Mais importante evento nacional dos segmentos de defesa e segurança, a Mostra BID Brasil reúne as principais empresas brasileiras e instituições destes mercados, promovendo agenda de negócios, networking e a divulgação de conhecimentos e inovações tecnológicas.

Durante os três dias do evento, os principais players de defesa e segurança do Brasil irão expor produtos, tecnologias e soluções  para um público qualificado, que inclui representantes das Forças Armadas e de Segurança Pública, os poderes executivo e legislativo, delegações militares e diplomáticas estrangeiras e profissionais especializados.

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here