Home Notícias Atech apresentará seu portfólio de soluções para gerenciamento de tráfego aéreo no Congresso WATM 2022

Atech apresentará seu portfólio de soluções para gerenciamento de tráfego aéreo no Congresso WATM 2022

0
Atech apresentará seu portfólio de soluções para gerenciamento de tráfego aéreo no Congresso WATM 2022

blank
Sistema SAGITARIO no Brasil, no APP Rio de Janeiro – Foto: Decea

Google News

A Atech, empresa do Grupo Embraer, participará do World ATM Congress 2022, um dos mais importantes eventos internacionais do setor de navegação aérea, que acontece de 21 a 23 de junho em Madrid, na Espanha. No estande 359, a companhia apresentará o portfólio completo da família Makron, com soluções para gestão e controle do espaço aéreo.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Os sistemas desenvolvidos pela Atech são integrados e modulares e atendem a demandas dos provedores de serviço de navegação aérea (ANSP), aviação militar, operação de aeroportos e de companhias aéreas. Durante a WATM 2022, a empresa também irá mostrar seus avanços tecnológicos na área de gestão da mobilidade aérea urbana (UATM, Urban Air Traffic Management).

blank
Solução de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo DECEA – Brasil, da Atech, em execução no Centro de Gerenciamento Navegação Aérea (CGNA) no Rio de Janeiro – Foto: Decea

A Atech é responsável pelo desenvolvimento do sistema de gerenciamento do tráfego aéreo brasileiro, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). O SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional) faz o controle do espaço aéreo, atuando de forma integrada ao SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), que otimiza com inteligência o fluxo de voos e a capacidade instalada de aerovias e aeroportos.

O sistema CPV (Centralização de Planos de Voos), o mais recente implementado pela Atech no Brasil, é responsável pela centralização das informações de planos de voos do país. Ele opera totalmente integrado ao SIGMA e ao SAGITARIO.

A Atech também tem forte atuação no mercado internacional, com suas tecnologias e sistemas presentes em países da América Latina, da África e da Índia. Exemplo dessa presença internacional são os sistemas Skyflow (ATFM) e Leo (IFPS) implementados na Índia, ambos desenvolvidos para atender às demandas do cenário indiano, e alinhados às normas da Eurocontrol.

“Todos os sistemas desenvolvidos pela Atech são modulares e integrados. Eles podem ser customizados de acordo com as necessidades do cliente e com os padrões utilizados em cada país, em todas as etapas dos processos de gerenciamento e controle da navegação aérea”, disse Marcos Resende, Diretor de Negócios ATM da Atech.

Para os países que buscam um sistema próprio de gestão do seu espaço aéreo, com custos operacionais reduzidos, têm como alternativa as soluções baseadas em nuvem desenvolvidas pela Atech, que também podem ser customizadas para atender as especificidades de cada país.

A empresa também fornece serviços de suporte abrangentes aos seus produtos, incluindo programas de treinamento nos sistemas implantados ou em seu próprio laboratório técnico.

Os visitantes da WATM 2022 poderão conhecer um pouco mais sobre os produtos da Atech e sua visão de futuro em uma apresentação que será realizada pela empresa no teatro Spot Light Stage, no primeiro dia do Congresso, 21/06/22, das 17h40 às 18h, horário local, com o tema: ATM 2030 – A próxima década começa agora.

Conheça os produtos da Família Makron da Atech:

ATC SAGITARIO: conjunto de ferramentas operacionais de visualização e apoio à tomada de decisão. Proporciona ampla consciência situacional aos controladores de voo.

IFPS LEO: centraliza o recebimento e a distribuição de planos de voo, associando-os a mensagens de forma sistemática e sintática. Otimiza o tempo e a validação de regras do ANSP.

ATFM SKYFLOW: Integra dados de companhias aéreas, aeroportos e órgãos de controle, permitindo o controle e equilíbrio das demandas de voos com a capacidade operacional do espaço aéreo e aeroportos.

eFPL JANUS: aplicativo móvel que permite o envio de planos de voo de maneira prática e segura.

ATC PLATAO: simulador para treinamento, capacitação e reciclagem de controladores de tráfego aéreo. Cria cenários complexos, inclusive com mais de um centro de controle ao mesmo tempo.

AURA OPMET: compartilha informações meteorológicas em formato digital, de acordo com o modelo SWIM (System Wide Information Management), e aos protocolos internacionais.

AFIS COSMOS: oferece melhor consciência situacional aos operadores de aeródromos, e tem capacidade de operação remota, o R-AFIS (Remote Aerodrome Flight Information).

SWIM AQUILA: viabiliza a troca em tempo real de dados de planos de voo, informações aeronáuticas e de meteorologia entre países, de acordo com os protocolos internacionais.

AMHS CYGNUS: solução cluster responsável pelo recebimento, processamento, armazenamento e troca de mensagens aeronáuticas, tanto na aviação civil quanto na militar.

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here