Home Notícias CDTN recebe mais de sete mil litros de rejeitos radioativos

CDTN recebe mais de sete mil litros de rejeitos radioativos

0
CDTN recebe mais de sete mil litros de rejeitos radioativos

blank

Google News

O Serviço de Gerência de Rejeitos (SEGRE), do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), já recebeu 7.400 litros de rejeitos radioativos e de fontes radioativas fora de uso para armazenamento desde o início de 2022. Os rejeitos radioativos são derivados de diversas aplicações da energia nuclear.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Mais recentemente, em abril, o CDTN recebeu 14 tambores de 200 litros de rejeitos radioativos derivados de um navio da década de 1950 que foi descomissionado. O material, enviado pela Marinha do Brasil, continha tinta de trítio, um elemento radioativo, e está armazenado de forma segura nas instalações do CDTN.

Outros quatro tambores de 200 litros também foram recebidos pelo CDTN. Enviados pelo Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO/CNEN), os tambores continham detectores de fumaça e pára-raios radioativos. O CDTN também recebeu 19 tambores de 200 litros de rejeitos radioativos sólidos provenientes do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN).

O recebimento de rejeitos radioativos no CDTN é uma das atribuições legais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e também envolve atividades de tratamento e acondicionamento dos materiais, posteriormente armazenados de forma segura nas instalações do Centro, aguardando alternativas para deposição final no país.

Fonte: CDTN

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here