Home Notícias Concursos oferecem mais de 4 mil vagas para carreira militar

Concursos oferecem mais de 4 mil vagas para carreira militar

0
Concursos oferecem mais de 4 mil vagas para carreira militar

Jovens brasileiros que sonham em seguir a carreira militar terão a oportunidade de concorrer a uma das 4.649 vagas autorizadas pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. O texto, publicado no Diário Oficial, prevê investimentos em concursos para o quadro de militares efetivos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

No momento, cinco editais com 2.294 oportunidades já estão publicados. Dentre os certames com inscrições abertas estão os concursos de Fuzileiros Navais, de Sargentos Temporários da Aeronáutica, de admissão à Escola Naval e à Escola de Especialistas de Aeronáutica. As oportunidades são para homens e mulheres e contemplam cargos de nível médio e técnico. Confira abaixo os certames com editais publicados.

Escola Naval

A Marinha oferece 20 vagas para ingresso na Escola Naval. Podem concorrer homens e mulheres, entre 18 e 22 anos, que tenham concluído o ensino médio. As provas serão aplicadas em maio, e os interessados devem se inscrever até 13 de fevereiro pelo site da Marinha. O ciclo escolar dos aprovados é de quatro anos como Aspirantes de Oficiais do Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais ou de Intendentes de Marinha.

Soldado Fuzileiro Naval

O edital do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais prevê 960 vagas para brasileiros do sexo masculino, com idade entre 18 e 21 anos e ensino médio completo. As inscrições on-line seguem abertas até 24 de março, com taxa no valor de R$40,00. Os candidatos aprovados integrarão as turmas I e II de 2023 do curso de formação, a ser realizado no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, durante cerca de quatro meses.

Sargentos da Aeronáutica

A Força Aérea Brasileira também lançou edital para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. São 243 vagas de nível técnico nas áreas de controle de tráfego aéreo, guarda e segurança, mecânico de aeronaves, material bélico e equipamento de voo. As inscrições iniciam no dia 14 de fevereiro e terminam em 14 de março pelo site da EEAR. A prova está agendada para 05 de junho.

Sargentos Temporários da Aeronáutica

Profissionais de nível técnico podem concorrer às 834 vagas do processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário da Aeronáutica. Os voluntários integrarão o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon-1/2022) e prestarão serviço em caráter temporário nas áreas de administração, contabilidade, informática, enfermagem, produção de áudio e vídeo, entre outras. As inscrições encerram no dia 04 de fevereiro e podem ser feitas pelo site https://convocacaotemporarios.fab.mil.br/.

Escola de Especialistas de Aeronáutica

No dia 03 de fevereiro encerra o prazo para a inscrição no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). São 237 vagas em especialidades como eletrônica, administração, informática, música e radiologia. Podem se candidatar homens e mulheres entre 18 e 24 anos com ensino médio completo. As provas escritas ocorrerão no dia 24 de abril e os aprovados iniciarão o curso em janeiro de 2023, em Guaratinguetá (SP). Acesse o edital.

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here