Home Notícias Diretor da ABIMDE fala sobre oportunidades para o setor de Defesa e Segurança a empresários de MG

Diretor da ABIMDE fala sobre oportunidades para o setor de Defesa e Segurança a empresários de MG

0
Diretor da ABIMDE fala sobre oportunidades para o setor de Defesa e Segurança a empresários de MG

Google News

“As perspectivas sobre a Indústria de Defesa do Brasil” foi tema de palestra proferida pelo Coronel Armando Lemos, Diretor Técnico e de Administração da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) a empresários de Minas Gerais, nesta terça-feira (8). O encontro aconteceu durante a primeira reunião anual da Câmara da Indústria de Defesa e Segurança (Comdefesa) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.

Os membros do Colegiado tiveram a oportunidade de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela ABIMDE para promoção e desenvolvimento da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) e as oportunidades geradas nos mercados nacional e internacional.

Coronel Lemos traçou um panorama histórico do setor, iniciado em 1678 com a criação da Casa do Trem de Artilharia, chegando às conquistas e desafios dos dias atuais.

O diretor ressaltou a importância da Base Industrial de Defesa e Segurança para o país, gerando cerca de 1,6 milhão de empregos diretos, 1,3 milhão indiretos, e respondendo por mais de 4,4% do PIB nacional.  Neste contexto, ele reforçou o papel da ABIMDE como principal voz da BIDS, lembrando que hoje a associação, fundada em 1985, possui mais de 200 empresas associadas, em 14 estados.

Lemos destacou que a Entidade presta apoio às empresas do setor de defesa e segurança, fomentando a ampliação da base empresarial nacional e promovendo a exportação de produtos e serviços, exercendo um importante papel na formulação de políticas públicas voltadas ao setor e promovendo a exportação de produtos e serviços.

“Participamos das principais feiras do mundo e também incentivamos a visita de compradores ao Brasil. Não podemos esquecer que a organização de eventos em solo nacional é a oportunidade de colocar, frente a frente, fornecedores brasileiros com possíveis compradores internacionais”, disse o Coronel.

OCP

Coronel Lemos falou ainda sobre os benefícios gerados às Indústrias de Defesa e Segurança desde que a ABIMDE se tornou uma OCP (Organismo de Certificação de Produtos), no ano passado.  A Entidade é acreditada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e designada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército para Certificação de Produtos Controlados, abrangendo todo o escopo da Portaria Nº 189-EME, DE 18 DE AGOSTO DE 2020.  Entre os PCEs que podem ser certificados pela entiade estão armas de fogo, munições, coletes e capacetes balísticos, blindagens automotivas, armas e munições menos letais, espargidores de pimenta, explosivos e pirotécnicos.

A acreditação da ABIMDE como OCP trouxe agilidade ao processo de certificação, contribuindo com o desenvolvimento da Indústria Nacional e a Inovação, já que as empresas não precisam esperar em filas de até dois anos para terem seus produtos certificados.

Coronel Lemos lembrou que, a partir de setembro de 2022, todos os produtos de Defesa e Segurança importados também serão obrigados a passar pelos processos de certificação para adquirir o selo do Inmetro, o que garantirá isonomia com relação aos produtos nacionais.

Força Aérea Brasileira

A reunião contou ainda com a participação do Chefe da 7ª Subchefia do EMAER (Estado-Maior da Aeronáutica), Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador,  e do seu Chefe-Adjunto Coronel Aviador R1 Edgard Vale Ribeiro, que também é membro da Comdefesa da FIEMG.

Follador apresentou a palestra “Projetos Estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB)”, destacando os principais projetos nos três eixos estratégicos da FAB: Meios de Força Área, Infraestrutura Aeroespacial e Tecnologia Aeroespacial.

Fonte: ABIMDE

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here