Home Notícias Exército e MD realizam reuniões de planejamento das operações

Exército e MD realizam reuniões de planejamento das operações

0
Exército e MD realizam reuniões de planejamento das operações

No período entre os dias 14 e 18 de fevereiro, o Ministério da Defesa e o Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro coordenaram as reuniões de planejamento das Operações Ágata a serem realizadas no segundo trimestre de 2022. Tais operações têm como objetivo reduzir a incidência dos crimes transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira.

Participaram do encontro representantes dos quatro Comandos Militares de Área (C Mil A) envolvidos nas atividades, além de militares do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e do Comando de Operações Especiais (COpEsp).

Um treinamento em técnica avançada para operação do equipamento de ressonância magnética (RMN) foi ministrado entre os dias 7 e 10 de fevereiro, nas instalações da Seção de Tecnologias de Materiais de Carbono do Centro Tecnológico do Exército (STMC/CTEx).

Guerra química

Além dos integrantes daquela Seção, o curso capacitou também integrantes da Seção de Defesa Química do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (SDQ/IDQBRN), do Laboratório de Química Militar (LQM/CTEx), do 1º Batalhão de DQBRN e alunos de pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia (IME).

A técnica permite a elucidação das estruturas químicas, incluindo sua estrutura tridimensional, sendo capaz de identificar a presença de compostos em quantidades muito reduzidas, mensurando-as em PPB (parte por bilhão).

Essa nova capacidade de análise será empregada conjuntamente com outras já existentes para a identificação de amostras oriundas da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que recentemente designou o Laboratório de Química Militar/IDBRN para essa atividade.

Motocicletas de combate

No dia 14 de fevereiro, as atividades do Estágio de Motociclista Militar de Combate (EMMC) foram iniciadas, sob responsabilidade da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), e conduzido pelo Núcleo do Centro de Instrução de Operações Aeromóveis, com sede no 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL).

Antes mesmo da matrícula, os candidatos realizaram a denominada Pista Alfa, de caráter eliminatório, que teve por objetivo avaliar as habilidades prévias dos candidatos à matrícula.

Após duas semanas, os militares concludentes estarão aptos a pilotar motocicletas tipo trail, em terreno variado, e estarão em condições de cumprir missões específicas da tropa aeromóvel, em especial dos Pelotões de Reconhecimento.

Biologia

Na manhã do dia 9 de fevereiro, foi inaugurado, no Instituto de Biologia do Exército (IBEx), o Centro de Automação de Anatomia Patológica. A inauguração marca o retorno das atividades da Anatomia Patológica no Instituto, implantada anteriormente na década de 1940. Hoje, conta com equipamentos de alta tecnologia e instalações estrategicamente planejadas para o desenvolvimento das atividades técnicas do setor.

As atividades do Centro de Automação de Anatomia Patológica englobam exames anatomopatológicos em geral (biópsias e peças cirúrgicas) e exames de imuno-histoquímica que contribuirão para o alcance de diagnósticos mais precisos, oferecendo assim recursos que definirão o melhor tipo de tratamento a ser realizado.

No evento de inauguração, as autoridades presentes fizeram o descerramento da placa e da fita inaugural do Centro de Automação e visitaram as instalações com orientações do corpo técnico.

do estágio militares do 2º, 5º e 6º Batalhões de Infantaria Leve (2º, 5º e 6º BIL), do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (1º Esqd C L), do 12º Pelotão de Polícia do Exército, todos pertencentes à 12ª Brigada de Infantaria Leve, e do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL), referente à 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L).

As informações são do Exército Brasileiro.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here