Home Notícias Governo do Rio fará parceria com Cluster Tecnológico Naval para modelagem de complexo pesqueiro na capital fluminense

Governo do Rio fará parceria com Cluster Tecnológico Naval para modelagem de complexo pesqueiro na capital fluminense

0
Governo do Rio fará parceria com Cluster Tecnológico Naval para modelagem de complexo pesqueiro na capital fluminense

blank

Google News

O governo do estado fará parceria com o Cluster Tecnológico Naval para a modelagem dos negócios previstos para o futuro complexo pesqueiro que funcionará na área do antigo estaleiro Caneco, no Caju, Zona Portuária do Rio. A área foi arrematada pelo estado em leilão realizado em março deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho, em visita ao local nesta semana.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

– O Rio de Janeiro é um grande mercado consumidor de pescado e tem um litoral com mais de 600 quilômetros de extensão e 25 colônias de pesca. A criação do complexo pesqueiro será o início da recuperação do setor. Irá atrair indústrias beneficiadoras, o que proporcionará melhor qualidade para o pescado comercializado no estado e gerar emprego e renda para a população fluminense – explicou o governador Cláudio Castro.

O projeto do complexo prevê um polo voltado para embarcações de recreio e esporte, um centro de formação de mão de obra para os setores náutico e pesqueiro, o ponto de convergência do projeto de recuperação ambiental Baía Reinventada, e a sede do sistema de governança do Cluster Baía de Guanabara.

– Com a implantação do complexo pesqueiro, o governo está dando um importante passo para alavancar a economia do mar. Vamos procurar também trazer para a área uma unidade da Universidade do Mar, um atracadouro para barcos de pesquisa de universidades e um shopping do mar com lojas, bares e restaurantes – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho.

Depois de inspecionar o local onde será instalado o complexo pesqueiro, o secretário se reuniu, no Arsenal da Marinha, com o vice-almirante Edesio Teixeira Lima Junior, diretor-presidente da Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) e vice-presidente do Conselho de Administração do Cluster Tecnológico Naval, e o vice-presidente da Firjan, Carlos Erani. A Emgepron é uma das quatro fundadoras do Cluster que, hoje, reúne cerca de 40 empresas voltadas para o desenvolvimento da Economia do Mar, setor que engloba também a pesca.

– Com grande satisfação vimos o comprometimento do governo do estado em estabelecer ambientes e cadeias de negócios vinculados à economia do mar e que possam, de forma estruturada, integrada e coordenada, trazer o desenvolvimento socioeconômico para o nosso estado – comentou o vice-almirante Edesio Teixeira Lima Junior.

Fonte: Governo do RJ

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here