Home Notícias Leonardo lança novo sistema DSS-IRST na Euronaval

Leonardo lança novo sistema DSS-IRST na Euronaval

0
Leonardo lança novo sistema DSS-IRST na Euronaval

blank
Pattugliatore Polivalente D’Altura (PPA) Multipurpose Offshore Patrol Vessel (PPA) P430

Por ocasião da Exposição Euronaval em Paris, que abriu suas portas nesta terça-feira, 18, a Leonardo lançou seu novo sistema eletro-óptico de defesa de múltiplas ameaças para ativos navais. Trata-se do DSS-IRST (Distributed Static Staring-InfraRed Search and Tracking System), tecnologia de última geração desenvolvida pela empresa para oferecer a grandes unidades navais – como o novo LHD “Trieste” e os navios Multipurpose Offshore Patrol (PPA) da Marinha Italiana -, o mais moderno em termos de capacidades e desempenho contra múltiplas ameaças de superfície, mísseis e ataques aéreos, de longo ou curto alcance, ao longo das áreas costeiras (Litoral) e em mar aberto (Água Azul).

blank
Pattugliatore Polivalente D’Altura (PPA)
Multipurpose Offshore Patrol Vessel (PPA)
P430

Além dos requisitos de um sistema IRST tradicional, a arquitetura modular do novo produto da Leonardo permite uma cobertura real de 360° através do posicionamento de quatro cabeças de descoberta estáticas (não rotativas) estabilizadas mecanicamente (Search Head Unit-SHU). Leves e compactos, os SHUs oferecem desempenho de alta resolução, juntamente com uma faixa de azimute de 90° cada. O IRST de nova geração está ainda equipado com três unidades electro-ópticas (EO) adicionais (Directional Head Unit-DHU) para confirmação dos traçados adquiridos – elemento que permite ao sistema minimizar falsos alarmes (False Alarm Rate) -, a identificação dos alvos, bem como (com a colaboração do SHU) além da medição ativa e passiva de sua distância.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em particular, graças às novas tecnologias de hardware e software de que dispõe, fruto dos contínuos investimentos da Leonardo em Inteligência Artificial, sistemas autónomos, processamento de grandes quantidades de dados e gestão de informação, o DSS-IRST é capaz de descobrir e rastrear simultaneamente alvos simétricos (como mísseis skimming) e assimétricos (como MPADS ou pequenas embarcações), aplicando automaticamente o melhor algoritmo de acordo com o tipo de cenário.

O DSS-IRST foi projetado para ser o principal suporte à navegação e ao conhecimento da situação marítima, mesmo que a unidade naval na qual está integrado esteja operando em modo silencioso (EMCON). Mesmo neste caso, o sistema é capaz de fornecer vídeos HD panorâmicos 360° 24h / 24h IR com resolução de qualidade cinematográfica e manter a capacidade operacional de descoberta e rastreamento de múltiplos alvos, gerando rastros 3D para o CMS, graças à sua medição passiva da distância de alvo (Passive Ranging). Além disso, dada a capacidade de alterar a elevação das SHUs, o DSS IRST também pode ser usado para apoiar as operações de busca e salvamento (SAR) ou para a vigilância anti-intrusão do porto.

Além das quatro unidades principais de busca e das três unidades principais direcionais, o sistema de rastreamento e busca por infravermelho estático distribuído da Leonardo é composto principalmente por duas unidades de gerenciamento de dados e vídeo e a unidade de console local (opcional). Em sua configuração típica, o sistema, projetado para atender às novas necessidades multidomínio das forças navais, opera integrado ao Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) do navio.

No campo das tecnologias eletro-ópticas, a Leonardo fornece produtos de alto desempenho, capazes de responder aos mais rigorosos requisitos operacionais, graças à sua experiência na pesquisa e desenvolvimento de elementos-chave de sistemas EO, incluindo detectores infravermelhos, estabilizadores e algoritmos para processamento de imagem. A empresa também possui ampla experiência na integração de componentes EO em navios, veículos terrestres e plataformas de aviônicos.

As soluções completas da Leonardo para o domínio marítimo incluem sistemas de Comando e Controle, efetores, sensores, subaquáticos, optrônicos, sistemas de comunicação, aeronaves, helicópteros e plataformas não tripuladas. Com suas tecnologias, a empresa está apta a atender a todos os requisitos de missão para cada tipo de unidade naval, classe e tonelagem.

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here