Home Notícias Marinha francesa recebe o primeiro H160 para missões de busca e resgate

Marinha francesa recebe o primeiro H160 para missões de busca e resgate

0
Marinha francesa recebe o primeiro H160 para missões de busca e resgate

blank
© Copyright Anthony Pecchi/Airbus Helicopters

A Marinha francesa recebeu o primeiro de seis H160s que realizarão missões de busca e resgate (SAR). A aeronave faz parte da frota provisória que será entregue pela parceria formada entre a Airbus Helicopters, Babcock e a Safran Helicopter Engines.

“A entrega do primeiro H160 a um cliente militar é um marco importante para o programa H160”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Esta é a primeira versão de serviço público do H160 a ser entregue em todo o mundo. Além disso, a entrega ocorre logo após dois H160 entrarem em serviço no final deste ano, no Brasil para o segmento de aviação privada e de negócios e no Japão para missões de captação de notícias”, acrescentou ele. “Com este H160, reforçaremos nossa parceria com a Marinha francesa, entregando o helicóptero certo para missões críticas de busca e salvamento. Junto com nossos parceiros, também garantiremos que o H160 esteja pronto quando for preciso.”

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em 2020, a Direção Geral do Armamento Francês (DGA) assinou um contrato com a Airbus Helicopters, Babcock e Safran para a entrega de quatro H160s em uma configuração de busca e resgate (SAR). Em 2021, a DGA confirmou uma opção para mais dois H160s. O primeiro H160 para a Marinha francesa foi entregue à Babcock pela Airbus Helicopters em maio de 2022. Desde então, ele foi modificado em uma configuração militar leve pela Babcock. A cabine modular também foi adaptada para operações SAR e um sistema eletro-óptico Safran Euroflir 410 foi integrado.

O H160 começará a operar gradualmente na estação aérea naval Lanveoc-Poulmic (Bretanha), no aeroporto de Cherbourg (Normandia) e na estação aérea naval em Hyères (Provença). A frota interina dos H160s garantirá missões críticas de busca e resgate enquanto aguarda a entrega do H160M Guépard. No âmbito do programa francês Joint Light Helicopter (Hélicoptère Interarmées Léger: HIL), estão previstos 169 H160M Guépards para substituir cinco tipos de helicópteros em serviço com as forças armadas francesas. O feedback operacional da Marinha francesa com estes H160s beneficiará o projeto da versão militar da aeronave e seu sistema de apoio associado.

A Babcock, em parceria com a Airbus Helicopters e a Safran Helicopters Engines, garantirá o mais alto nível de disponibilidade para a Marinha francesa e a continuidade das operações SAR nas regiões costeiras do Atlântico e do Mediterrâneo. Construído pela Airbus Helicopters, o H160 é certificado para o uso de óculos de visão noturna, que são necessários para as operações de guincho à noite.

O H160, por ser uma aeronave bimotor média de próxima geração, movida por motores Arrano, é modular por projeto a fim de atender missões que vão desde transporte offshore, aviação privada e de negócios, serviços médicos de emergência e serviços públicos.

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here