Home Notícias MD e Câmara Brasileira de Comércio na Suécia celebram acordo

MD e Câmara Brasileira de Comércio na Suécia celebram acordo

0
MD e Câmara Brasileira de Comércio na Suécia celebram acordo

O Ministério da Defesa e a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (BrazilCham Sweden) assinaram, na última terça-feira (26/10) um Protocolo de Intenções, na sede do Ministério da Defesa. O propósito da parceria, coordenada pela Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), é estabelecer as diretrizes básicas para a organização e a implementação de iniciativas conjuntas relacionadas com pesquisa, desenvolvimento, promoção comercial, financiamentos, investimentos, seguros e garantias.

O MD destaca que a iniciativa é importantíssima para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira (BID), que hoje representa 4,46% do PIB brasileiro, gerando 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos.

A intenção do Protocolo de Intenções é ampliar a pauta de exportações de bens e serviços de defesa e segurança do Brasil para a Suécia. Essa troca de experiências irá contribuir para o desenvolvimento de novos fluxos de conhecimento, comércio, financiamentos e de investimentos no setor de defesa e segurança, bem como no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

Alexandre Manfrim-13.jpg
“Pretendemos contribuir, ao máximo, para o incremento dos negócios da nossa Base Industrial de Defesa”, ressaltou a Diretora-Executiva da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia, Elisa Sohlman.

O prazo de vigência deste Protocolo de Intenções será de 36 meses a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

As relações comerciais e industriais entre Brasil e Suécia foram intensificadas nos últimos anos, principalmente no tocante ao setor de defesa, em decorrência da decisão brasileira pela aquisição da aeronave de caça sueca Gripen. Nesse contexto, a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia tornou-se importante parceira na interlocução entre as autoridades brasileiras e as agências estatais suecas, bem como na promoção de eventos internacionais, focados na área de financiamentos para projetos de defesa.

blank
O Secretário de Produtos de Defesa do MD, Marcos Degaut, ressaltou que houve um impacto positivo sobre as relações comerciais e industriais entre os dois países, no setor de Defesa, decorrente da aquisição da aeronave de caça sueca Gripen.

Aproveitando o bom momento vivenciado nas relações comerciais entre os dois países, a assinatura desse importante instrumento oferecerá a possibilidade de promover variadas formas de arranjos entre empresas do setor de defesa e segurança, com diversificação e fortalecimento da pauta de exportações de bens e serviços nessa área.

Alexandre Manfrim-2.jpg
O Diretor de Financiamentos e Economia de Defesa, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, fez a abertura da solenidade e enfatizou que expectativa, a partir desse Protocolo assinado, é que as relações entre Ministério da Defesa e Câmara se ampliem e se aprofundem

Fonte: Ministério da Defesa
Crédito das Imagens: Alexandre Manfrim/MD

 

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here