Organismo de Certificação de Produto (OCP) trará agilidade para a CBC no lançamento de munições e armas no mercado brasileiro

Google News

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) contratou para realizar a homologação de seus produtos a empresa T&A Brasil, um Organismo de Certificação de Produto (OCP) já acreditado no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e designado pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro. Isso trará agilidade aos processos de desenvolvimento e de lançamento de produtos da companhia no mercado brasileiro, reduzindo os prazos e aumentando a competitividade da empresa, especialmente frente aos produtos importados, que, até o momento, não possuem a mesma exigência de homologação para serem comercializados no Brasil.

O projeto contempla duas fases. Neste primeiro momento, o OCP contratado utilizará um laboratório da CBC, localizado na sede da empresa em Ribeirão Pires (SP), seguindo regras específicas a fim de garantir total imparcialidade e lisura durante os ensaios e processo de certificação. Em paralelo, está sendo estruturado um projeto arquitetônico e executivo para a construção de um laboratório independente, também na unidade da CBC, que será operado exclusivamente por um terceiro.

Nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) recebeu os primeiros certificados de produtos emitidos pela empresa T&A Brasil, o que configurou mais um fato histórico para a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira. A placa comemorativa ao fato foi entregue por Fabio Sianga Neto, Gerente Geral da T&A Brasil, ao Presidente da CBC, Fábio Luiz Munhoz Mazzaro, e ao Diretor Comercial & Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes.

Foram 5 novos modelos de munições que receberam a certificação: munição CBC .40 S&W EXPO 165gr Pro Shock, munição CBC 9mm Luger EXPO +P 135gr Pro Shock, munição CBC .38 SPL LPC 158gr Polymatch, munição CBC .357 MAG LPC 158gr Polymatch e munição CBC .45 AUTO LPC 230gr Polymatch.

As munições Polymatch, são o mais recente desenvolvimento da CBC em produtos exclusivos para treinamento. Os projeteis são revestidos por uma camada especial de polímero, sem exposição de chumbo, com consequente redução da emissão de fumaça no disparo e do acúmulo de resíduos de chumbo no cano, quando comparados a projéteis convencionais de chumbo exposto.

O revestimento de polímero do projétil Polymatch proporciona, ainda, menor aquecimento e atrito no cano da arma, quando comparado com projéteis encamisados, estendendo assim, a vida útil da arma. Desenvolvidas nos principais calibres de munições para armas curtas em diferentes pesos de projétil, as munições Polymatch CBC oferecem excelente custo-benefício, possibilitando treinamento constante.

Já a família de munições Pro Shock CBC, nova geração de munições expansivas, possui design de projétil diferenciado, desenvolvido por uma técnica construtiva especial, oferecendo desempenho balístico superior.

blank
Paulo Ricardo Gomes, Diretor Comercial & Marketing da CBC, Fábio Mazzaro,
Presidente da CBC, e Fabio Sianga Neto, Gerente Geral da T&A Brasil

Com o compromisso de oferecer aos consumidores brasileiros um amplo portfólio de produtos voltados à defesa, à segurança, ao esporte e ao lazer, com todo suporte de uma empresa brasileira, a CBC investe constantemente em inovação, pesquisa e desenvolvimento. Desde 2019, a CBC já desenvolveu cerca de 60 novos produtos, entre armas e munições.

Antes de serem disponibilizados ao mercado consumidor, todos os produtos controlados fabricados no Brasil, como munições e armas de fogo, precisavam de homologação do Exército Brasileiro. Mesmo uma simples alteração estética, requeria um novo processo de homologação, o que era prejudicial para o desenvolvimento tecnológico no país.

Somando o alto volume de novos produtos produzidos pela CBC com os das demais empresas do segmento, o número ultrapassou em muito a capacidade de avaliação e certificação do órgão técnico do Exército, causando uma espera de meses ou até anos para a homologação. Essa demora prejudicava as indústrias nacionais e, principalmente, os consumidores brasileiros, pois os produtos que já eram comercializados em outras partes do mundo não podiam ser lançados no Brasil.

Na prática, agora a CBC não necessitará mais submeter seus novos produtos ou modificações em outros já existentes para certificação do Exército Brasileiro, podendo fazê-lo por meio do OCP contratado, cabendo à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército (DFPC) apenas a homologação final do processo (apostilamento do produto ao Título de Registro do fabricante) após a aceitação dos certificados de conformidade emitidos pelo OCP.

Fonte: Defesa em Foco