Sistema ADA da IAI é integrado às plataformas aerotransportadas avançadas da IAF

Google News

O inovador ADA, Sistema Anti-Jam de GPS da Israel Aerospace Industries (IAI), projetado para proteger a navegação GPS / GNSS contra interferência, foi integrado em plataformas avançadas utilizadas pela Força Aérea de Israel (IAF), incluindo caças F-16 e vários tipos de UAS. O Sistema ADA demonstrou maturidade operacional e está sendo usado por diversos clientes internacionais em várias plataformas – aéreas, terrestres e marítimas. O ADA foi provado em combate ao fornecer imunidade contra bloqueadores de GPS, e sua eficácia foi demonstrada recentemente na ‘Operação Guardião dos Muros’, em maio passado.

No início de 2017, a IAI ganhou a licitação do Ministério da Defesa de Israel para integrar o Sistema ADA em uma das plataformas aerotransportadas avançadas da IAF. A IAI forneceu à Força Aérea de Israel uma solução abrangente e de ponta baseada em uma Antena de Padrão de Recepção Controlada (CRPA) com recursos tecnológicos exclusivos. A integração do ADA permite a operação contínua de sistemas aviônicos que dependem de navegação por satélite quando os bloqueadores de GPS ou outros mecanismos são usados para bloquear ou interromper os sinais de satélite.

O ADA-O, um derivado do Sistema ADA, é acrescentado ao portfólio ADA ao fornecer uma solução ideal para plataformas terrestres ou marítimas que requerem operações ao ar livre. Sendo compatível com várias plataformas, o ADA-O fornece uma solução operacional única, eficaz e madura para sistemas de comunicação, de navegação e de comando e controle. A instalação simples garante uma integração rápida nas plataformas dos usuários finais, como Veículos Blindados de Transporte de Pessoal (VBTP)/Armored Personnel Carrier (APC), Peças de Artilharia, Mission Control and Communications Vehicles (MCCVs) e shelters de comunicação. O ADA-O também é adequado para integração em plataformas marítimas.

“A guerra eletrônica representa uma ameaça em evolução para os sistemas de navegação por satélite. A integração do Sistema ADA para proteger várias plataformas contra bloqueadores GNSS é um componente essencial para qualquer plataforma ou sistema de missão que use receptores GNSS em geral e receptores GPS em particular. Como tal, constitui um elemento crítico de qualquer organização operacional das Forças Armadas modernas”, disse Jacob Galifat, VP da IAI e Gerente Geral da Divisão IAI-MALAM. “Como um centro de excelência para o desenvolvimento de sistemas de armas tecnologicamente avançados, a IAI se orgulha de fornecer ADA para a IAF e aos nossos clientes em todo o mundo, e continua a adaptá-lo às ameaças em evolução e às necessidades do mercado, incluindo usuários terrestres e marítimos. Dada sua capacidade comprovada em fornecer uma solução para esse desafio operacional significativo, acreditamos que o ADA tem forte potencial de negócios para vários países e clientes.”

A maioria dos sistemas de navegação, comunicação e guerra integrados em plataformas modernas depende da disponibilidade contínua de satélites GPS / GNSS. O portfólio de produtos ADA, desenvolvido pela IAI, é compatível com uma ampla gama de sistemas de navegação por satélite (GNSS). Sua tecnologia de ponta implementa vários métodos de mitigação e algoritmos especializados de processamento de sinal digital. A versatilidade do sistema facilita a integração em várias plataformas, incluindo caças e helicópteros, SARP, plataformas terrestres como tanques e veículos blindados de transporte de pessoal, plataformas marítimas e munições guiadas.

Fonte: Defesa em Foco