Capitania dos Portos do Espírito Santo recebe a embarcação DGS 680 para atuação em águas capixabas

Reconhecendo a versatilidade e alto desempenho das embarcações da DGS Defense, a Marinha do Brasil incorporou a DGS 680, batizada de “Marlin”, à Capitania dos Portos do Espírito Santo para auxiliar nas atividades cotidianas pertencentes à área capixaba.

No último dia primeiro (01/06), foi realizado o teste de mar, onde o Capitão-de-Corveta Tulio Cesar Ferrine Flores da Capitania dos portos do Espírito Santo, junto do engenheiro naval Leonardo Salles, e dodiretor-comercial da DGS, Edson Silva, navegou na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e avaliou as características e desempenho da embarcação.

“A embarcação atendeu plenamente a todos os requisitos esperados dela. A nossa expectativa é que ela atue com rapidez e segurança nas ações de inspeção naval em toda a área de jurisdição da CPES.”, ponderou o Capitão-de-Corveta.

O desempenho da embarcação não foi o único ponto avaliado pelo Capitão, que elogiou a atuação da empresa e de seus integrantes.

“Todos os funcionários foram extremamente competentes e atenciosos, desde o início até a última fase que culminou com a entrega da embarcação.”, agradece CC Ferrine.

Para o diretor-comercial da DGS, CMG (RM1) Edson Silva, a entrega da embarcação à Capitania dos Portos do Espírito Santo foi uma grande satisfação para a empresa, pois demonstra a aprovação do produto por uma instituição, a Marinha do Brasil, que exige excelência e qualidade.

“Ter a Marinha do Brasil como um dos seus principais clientes, além de ser uma satisfação, é um grande desafio, pois isto implica numa constante busca pelo aprimoramento dos nossos projetos de engenharia e de nossos processos construtivos, porém é exatamente este desafio que motiva o time DGS.”, declara Edson.

Características da embarcação

blank
Embarcação DGS 680

O modelo DGS 680 foi planejado de acordo com as necessidades da Capitania dos Portos do Espírito Santo. Sua estrutura em ETRH, tecnologia exclusiva da DGS Defense, permite a realização de missões em ambientes extremos e remotos até operações do dia a dia. As vantagens das embarcações em ETRH vão além, sendo resistentes à fadiga, não propagam chamas, possuem longo ciclo de vida e elevada resistência a impacto e abrasão.

A DGS 680 possui comprimento total de 6,92 m, capacidade de carga de 1100 kg, equipada com motor de popa de 250 HP, tanque de combustível para 210 litros de gasolina e suporta até 5 passageiros.

“O material que compõe o casco das nossas embarcações, além de possuir alta resistência, tem flutuabilidade positiva, o que propicia uma grande reserva de flutuabilidade para a embarcação, gerando confiabilidade para o atendimento de uma variada gama de missões, dentre as quais destacam-se inspeção naval, patrulha, busca e resgate (SAR), vistoria, ação de presença e de apoio logístico, mesmo em regiões de difícil acesso e com navegação restrita pelo calado.”, explica o diretor-comercial, Edson Silva.

Entrega oficial ocorreu diante de toda equipe da Capitania

blank

A entrega oficial aconteceu no dia 06 de junho, no Espírito Santo, seguido do treinamento DGS Academy criado pela DGS Defense com o objetivo de garantir a segurança, aumentar o rendimento nas missões das embarcações e diminuir o custo com eventual manutenção.

Conduzido pelo engenheiro naval responsável da DGS, Leonardo Salles, o treinamento prático ocorreu para 20 membros da Capitania dos Portos do Espírito Santo, e foi antecedido de uma apresentação introdutória a respeito da embarcação para cerca de 50 integrantes da CPES.

Fonte: Defesa em Foco