Soluções de segurança eletrônica da Intelbras auxiliam Festa Nacional do Pinhão 2022 a reduzir ocorrências policiais

blank
Sala de monitoramento localizada no evento. Imagem: Divulgação

Google News

A Festa Nacional do Pinhão 2022, evento tradicional que ocorreu entre os dias 10 e 19 de junho em Lages (SC), apresentou queda significativa nas ocorrências de furtos em comparação com 2019. Um dos motivos para essa redução foi a presença de diversas soluções de segurança eletrônica da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

A utilização das soluções tecnológicas da Intelbras, disponibilizada pela Ame e Opus Entretenimento à Polícia Militar, auxiliou e somou a execução do planejamento feito pelo 6º Batalhão de Polícia Militar para garantir a segurança de todos que fossem prestigiar à 32ª Festa Nacional do Pinhão.

Contudo, mesmo aqueles que resolveram se arriscar no evento, não tiveram uma vida fácil. Segundo dados da Polícia Civil de Lages, o evento teve uma redução em mais de 30% nas ocorrências comparados a última edição da Festa em 2019, considerando a soma total nos furtos de celular, furtos de itens pessoais e furtos de carteiras. — que não ocorreu esse ano. “Foi a Festa Nacional do Pinhão mais ordeira e com menos ocorrências que já fizemos, com certeza as tecnologias de segurança ajudaram muito”, conta Kako Martins, assessor de comunicação da Ame e Opus Entretenimento, empresa organizadora do evento.

Soluções tecnológicas inovadoras presentes na Festa

Foram instaladas 23 câmeras no local do evento, sendo nove capazes de fazer reconhecimento facial. Também foi cedida uma licença do Defense IA, software de segurança eletrônica, responsável por gerenciar os equipamentos de segurança e de realizar o videomonitoramento de todo o sistema.

As câmeras inteligentes, com reconhecimento facial, atuaram no monitoramento dos visitantes — principalmente voltadas para a entrada do Parque, já identificando o público que entrava e se havia alguém com mandando de prisão ativo, por exemplo. No total, mais de 20 pontos espalhados pelo parque de exposições estavam sendo monitorados por esses equipamentos, auxiliando na identificação de possíveis criminosos e ocasionando um efeito preventivo. As soluções empregadas fazem parte da Linha Future, segmento da Intelbras, com foco em soluções de alta tecnologia na área de monitoramento e gestão de imagens.

Sobre a parceria

Os equipamentos de segurança eletrônica da Intelbras foram cedidos para a PM por meio de uma parceria entre a AmeOpus e a fornecedora Fhortec, que atua em Lages (SC) e região. Para Thiago Ambrósio, responsável pelo contato com a PM e com a Ame e Opus Entretenimento, o resultado foi bem positivo. “Ter a oportunidade de fazer um evento grande e importante como a Festa Nacional do Pinhão foi muito gratificante. A presença das soluções da Intelbras, que são de alta qualidade e entregam as melhores funcionalidades, com certeza serviram para aumentar a segurança de todos”, comenta.

Janice Centeno, Gerente de soluções e projetos da Intelbras, ressalta que a parceria reforça o momento da companhia em marcar presença em eventos importantes com suas soluções e tecnologias. “A Intelbras tem grande expertise no desenvolvimento de tecnologias que trabalham em conjunto com as forças militares e civis para garantir a segurança de eventos de grande porte como a Festa Nacional do Pinhão. Assim como o trabalho realizado na Oktobertfest, em Blumenau, em 2019, agora mais um evento catarinense conta com a tecnologia com inteligência artificial da Intelbras”, explica. “Seguindo nosso DNA inovador, continuamos a desenvolver novas soluções que fortalecem a segurança de grandes eventos, trazendo maior conforto para o público e os organizadores”, finaliza.

A Festa Nacional do Pinhão 2022 contou com dez dias de shows de grandes nomes da música brasileira, como Jorge & Mateus, Skank, Luan Santana, Daniel, e muito mais.

Fonte: Defesa em Foco