Nova tecnologia de radar de defesa aérea da Leonardo fará parte de campo de treinamento da OTAN na Grécia

blank
Leonardo’s Kronos Grand Mobile High Power (GM HP) Radar

Google News

O radar Kronos Grand Mobile High Power (GM HP) da Leonardo foi escolhido pela Força Aérea Grega como o sistema integrado de defesa aérea e antimísseis a ser usado na NAMFI (NATO Missile Fire Installation), base da OTAN localizada na Ilha de Creta. Isso garantirá altos níveis de segurança aérea durante os exercícios. A escolha foi anunciada no Farnborough International Airshow. O sensor, cuja entrega está prevista para 2024, contribuirá para o treinamento de alta qualidade das Forças Armadas da Coalizão, bem como para testes e validação de sistemas.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

O Kronos Grand Mobile High Power é um radar multifuncional de banda C, projetado para vigilância e defesa aérea e marítima. É a mais recente evolução da família Kronos, capaz de entregar maior performance através da integração de TRMs (Transmit-Receive Modules) mais potentes. A tecnologia Active Electronically Scanned Array (AESA) do sensor baseia-se na capacidade de fabricação de GaAs (arseneto de gálio) e GaN (nitreto de gálio) da Leonardo, com base em tecnologia patenteada. O composto é desenvolvido na própria fundição da empresa, um local de alta tecnologia especializado na produção de circuitos integrados monolíticos de micro-ondas (MMIC – Monolithic Microwave Integrated Circuits).

Projetado para uso terrestre e naval e disponível em configuração fixa e móvel, todos os sistemas de radar Kronos possuem recursos multifuncionais e multimissão otimizados para múltiplas ameaças. Além disso, a família de sensores inclui um novo desenvolvimento em banda L, o Kronos Power Shield, projetado especificamente para capacidades ATBM (Anti Tactical Ballistic Missile) de longo alcance.

Vários clientes em todo o mundo, inclusive na Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e América do Sul, já usam a avançada tecnologia de radar Kronos como sensor central de seu sistema integrado de defesa aérea e antimísseis, com mais de 40 radares em serviço. O Kronos Grand Mobile High Power já foi escolhido como radar de vigilância e engajamento para a versão italiana do sistema de mísseis terra-ar SAMP/T New Generation do Consórcio Eurosam (MBDA (66,6%) e Grupo Thales (33,3%).

Fonte: Defesa em Foco