Força Aérea Brasileira inaugura nova estação radar de vigilância aérea em Rondônia

blank
Estação radar no Real Forte Príncipe da Beira (RO) [Crédito: Divulgação]

A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugura no dia 29 de setembro a nova estação radar localizada no 1º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, o Real Forte Príncipe da Beira, que fica no município de Costa Marques (RO). A estação será entregue pela empresa de Defesa brasileira Omnisys, subsidiária do Grupo Thales, para ser usada pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) no auxílio à proteção das fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.

A estação de Forte Príncipe da Beira é formada por radares primário e secundário (LP23SST-NG e RSM970S). Adotando recursos e equipamentos de alta tecnologia, a estação potencializa a identificação de aeronaves voando em baixas altitudes em região de fronteira, trazendo benefícios operacionais tanto para o controle civil quanto para a defesa aérea. Além de auxiliar no controle do espaço aéreo, a nova estação vai ampliar a vigilância e o combate ao tráfego aéreo ilícito.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A associação dos radares LP23SST-NG e RSM970S oferece a melhor solução para garantir a eficácia do controle e vigilância do tráfego aéreo. O LP23SST-NG é uma nova geração de radares primários de longo alcance, capaz de detectar aeronaves cooperativas e não cooperativas. Já o RSM970S é uma geração de radar secundário de alto desempenho, que utiliza técnicas inovadoras desenvolvidas para fornecer a melhor resposta aos requisitos operacionais, garantindo total integridade e disponibilidade dos dados de vigilância e comunicação. A estação conta também com as tecnologias de altimetria que capacitam os radares para operação 3D, além de contramedidas eletrônicas.

Os radares foram fabricados no Brasil pela Omnisys, em suas instalações em São Bernardo do Campo (SP). A subsidiária do Grupo Thales também exporta suas soluções, que já estão presentes em diversos países da Europa, América Latina e Ásia. Com essa nova estação, o Grupo Thales celebra a marca de mil radares de vigilância de tráfego aéreo entregues pelo mundo, com estações em mais de 100 países, pelos cinco continentes.

Para o CEO da Omnisys, Luiz Henrique, a entrega do milésimo radar do Grupo Thales acontecer justamente no Brasil é um marco da excelente relação que a empresa construiu ao longo de sua trajetória com a Defesa do país. “É uma honra atingir esse marco com uma estação em Rondônia, solidificando a parceria da Omnisys e da Thales com um dos pilares da soberania brasileira: a defesa e segurança de suas fronteiras”, detalha Henriques.

Fonte: Defesa em Foco