Rosatom e ENBPar assinam Memorando de Entendimentos

blank

No dia 26 DE SETEMBRO, durante a 66ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEA), em Viena, Áustria, a Empresa RussaCorporação Estatal de Energia Nuclear – Rosatome a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. – ENBPar, compartilhando o entendimento quanto ao uso da energia nuclear como fonte de energia “verde”, segura e indutora de prosperidade socioeconômica, celebraram a assinatura de um Memorando de Entendimentos (MOU).

O MOU firmado, que busca a promoção de cooperação mútua em uma ampla gama de áreas e não gera obrigações financeiras, contribuirá para pavimentar pautas de interesse recíproco, entre as quais destacam-se:

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

  • esclarecimento da sociedade sobre os benefícios do uso da energia nuclear para fins pacíficos;
  • desenvolvimento/aprimoramento de combustíveis a partir do urânio;
  • construção, operação e descomissionamento de usinas nucleares de última geração e de alta capacidade;
  • construção, operação e descomissionamento de usinas nucleares de pequena capacidade (SMR – Small Modular Reactor), incluindo aquelas sobre plataformas flutuantes;
  • transferência de tecnologias para formação de cluster de empresas destinadas a serviços e suprimentos para o setor nuclear;
  • operação, reparo e modernização de hidroelétricas; e
  • demais áreas que forem identificadas como de interesse comum.

A Rosatom é uma das maiores empresas globais do setor nuclear, atuando em inúmerossegmentos, inclusive radiação de alimentos e produção de radioisótopos.

A ENBpar é uma Empresa de energia limpa, que atua na área nuclear a partir das Usinas Nucleares de Angra, por intermédio da Eletronuclear, e vai estender, em breve, suas atividades para a mineração e fabricação de combustível nuclear, a partir das Indústrias Nucleares do Brasil – INB. Atua igualmente na geração de energia hidroelétrica, a partir de sua Empresa subsidiária, a importante Itaipu Binacional.

Assim, o Memorando de Entendimentosfirmado entre Rosatom e ENBPar descortina inúmeras possibilidades de fomento às áreas de atuação de ambas Empresas.

Fonte: Defesa em Foco