BNDES apoia exportação de aviões da Embraer para os Estados Unidos

blank

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento para a exportação de seis jatos comerciais E175 da Embraer para a americana SkyWest Airlines, Inc. (SkyWest), maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, cujas operações iniciaram em 1972. As aeronaves serão entregues ainda esse ano para a SkyWest no âmbito do contrato comercial previamente celebrado com a Embraer.

O financiamento, da ordem de R$ 670 milhões, se dará por meio do BNDES Exim Pós-embarque, com desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da Embraer. A SkyWest (importadora) assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nesta moeda para o Brasil. O setor aeronáutico é considerado estratégico devido ao seu alto valor agregado em conteúdo tecnológico, inovação e capacitação de mão de obra.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esta foi a segunda operação do BNDES para apoio a exportações da Embraer para SkyWest a contar com estrutura de garantia inovadora, por meio do seguro de crédito privado da Aircraft Non Payment Insurance (ANPI), fornecida pelo consórcio de seguradoras privadas denominado Aircraft Financing Insurance Consortium (AFIC). A primeira foi realizada em dezembro de 2020, no valor de cerca de R$ 400 milhões.

O seguro ANPI da AFIC é liderado pela Marsh, uma das principais corretoras e consultora de risco do mundo. A apólice do seguro ANPI foi subscrita por um consórcio que contou com a participação de quatro grupos de seguradoras internacionais: AXA XL, AXIS Capital, SOMPO International e Fidelis Insurance.

O seguro prevê que, em caso de inadimplência por parte do devedor, as seguradoras honrem o serviço da dívida enquanto durar o default. O seguro de crédito privado da ANPI também aumenta a flexibilidade e velocidade de implementação do financiamento entre as partes para os compradores das aeronaves da Embraer.

O apoio do BNDES às exportações da Embraer foi iniciado em 1997 e provê condições de competitividade similares às de suas concorrentes internacionais, que também contam com financiamentos dos bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação (Export Credit Agencies) dos seus respectivos países.

Fonte: Defesa em Foco