AEL Sistemas celebra 40 anos de história

blank

No início dos anos de 1980, a indústria aeronáutica brasileira já estava em plena consolidação, uma vez que a aeronave Bandeirante C-95, produzida pela EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica), já era um sucesso de vendas na sua categoria. Em 1980, o Tucano T-27, um avião de treinamento e ataque leve, fazia o seu primeiro voo e nessa trilha de crescimento da indústria aeronáutica, numa parceria entre Brasil e Itália, começava o desenvolvimento do caça-bombardeiro AM-X A-1.

Dentro desse contexto, a indústria aeronáutica brasileira sentiu a necessidade de desenvolver e produziras unidades eletrônicas a serem embarcada nessas aeronaves. Por isso, em janeiro de 1982, é fundada em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, a empresa Aeroeletrônica Indústria de Componentes Aviônicos, uma empresa pioneira na área de sistemas aviônicos que surgiu com o objetivo de atender às demandas estratégicas da Força Aérea Brasileira (FAB) no segmento de eletrônica embarcada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Passados mais de 40 anos, hoje a antiga Aeroeletrônica tornou-se AEL Sistemas, uma empresa brasileira com mais de 400 colaboradores, entre engenheiros e técnicos, distribuídos na sua sede em Porto Alegre, cuja aárea construída supera os 10.000 m². É considerada um Centro de Excelência em Tecnologia de Defesa estando na vanguarda das indústrias aeroespacial e de Defesa. No Brasil, participa dos principais Programas Estratégicos do Ministério da Defesa, da Força Aérea Brasileira, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.

Em seu portfólio, constam sistemas aviônicos, link de dados e comunicações, aeronaves não tripuladas, sistemas eletro-ópticos, sistemas espaciais, comunicações táticas, Comando e Controle, além de Serviços de Manutenção e Suporte Logístico. O portfólio da AEL Sistemas, bem como o seu corpo técnico, estão presentes em diversos países espalhados pelo mundo, levando alta tecnologia desenvolvida no Brasil.

Conscientes que a AEL Sistemas vem contribuindo para a manutenção da soberania do Brasil e para registrar esses 40 Anos de grande avanço tecnológico, a AEL produziu um livro, nominado “Construindo o Futuro da Defesa”, lançado oficialmente no dia 05 de dezembro, em um coquetel realizado em Brasília, na presença de clientes e parceiros. A promoção do livro e celebração da data ocorrerão também durante a realização da 7ª Mostra da Base Industrial de Defesa, onde a AEL estará realizando demonstrações de sistemas de comunicação, comando e controle, para interoperabilidade entre as Forças, bem como soluções de aviônica de 5ª geração.

O livro conta um pouco da trajetória da indústria aeroespacial e de defesa no Brasil e descreve os principais avanços e vitórias conquistados nesse setor. É uma história de sucesso que foi escrita em conjunto com a Força Aérea Brasileira, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, empresas parceiras, fornecedores e com todos os colaboradores que fazem parte da AEL.

São 10 capítulos que descrevem em detalhes o crescimento da empresa desde que começou a funcionar numa pequena sala do hangar da empresa AEROMOT, localizada no aeroporto Salgado Filho. Tudo isso fruto do empreendedorismo de um engenheiro aeronáutico formado em 1954 na primeira turma do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, o engenheiro Cláudio Roberto Viana.

Em cada página fica claro que os desafios tecnológicos fazem parte da cultura da AEL Sistemas, que desde 2001 faz parte do grupo israelense Elbit Systems, líder mundial no segmento de defesa e que permitiu grandes investimentos em infraestrutura e a transferência de tecnologia internacional para a capacitação de engenheiros e demais colaboradores, permitindo a AEL atuar em diversos segmentos voltados às tecnologias da indústria de defesa.

Fonte: Defesa em Foco