Polícia Militar do Estado de São Paulo recebe equipamentos da Safran Eletrônica & Defesa Brasil

blank

 A Safran Eletrônica & Defesa Brasil começou a entregar este ano os equipamentos de visão noturna para a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os monóculos de visão noturna ARGUS FS e o clip-on de visão noturna DAMON foram adquiridos pelo Comando de Policiamento de Choque (CPChq) para utilização dos policiais militares integrantes do GATE (Grupamento de Ações Táticas Especiais), do COE (Comandos e Operações Especiais) e da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Além desses, o Comando de Policiamento de Interior (CPI-1) paulista também obteve os referidos equipamentos, os quais serão destinados ao 3º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).

blank

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A entrega dos equipamentos para a PM de São Paulo é um dos principais marcos dos 10 anos de operação da Safran Eletrônica & Defesa no Brasil. A companhia é uma das líderes nas tecnologias de defesa, segurança e aeronáutica.

Esses contratos reforçam a parceria da Safran Eletrônica & Defesa Brasil com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, as quais fortalecem a segurança pública no país. Os produtos foram entregues em parceria entre a Safran Eletrônica & Defesa Brasil e seu parceiro estratégico, a Theon Sensors, considerada empresa líder mundial na área de equipamentos de visão noturna portátil.
Este contrato é um dos muitos obtidos para o fornecimento de sistemas de visão noturna e termal de última geração para as forças locais do Brasil. Os produtos dos parceiros Theon Sensors e Safran Eletrônica & Defesa Brasil tornaram-se, em pouco tempo, referência em visão noturna no país, equipando a maioria das Policias Militares, Policias Federais e Forças Armadas Brasileiras.

O ARGUS FS é um monóculo de visão noturna multipropósito portátil avançado. Ele usa a amplificação da luz residual como princípio de funcionamento. O equipamento irá fornecer aos policiais militares praticidade e eficácia, já que oferece robustez avançada e outras melhorias como novo design de encaixe para montagem mais rápida. Por ser portátil, o ARGUS FS pode ser operado no capacete ou montado no armamento, que permite ao soldado desempenhar – em qualquer condição noturna – observações, vigilância de curto alcance, pontaria de arma, leitura de mapas e socorro médico de maneira eficiente. Entre outras características é possível destacar o sistema eletrônico com alta economia de energia, além do dispositivo antifalha (sistema “failsafe”) que impede o desligamento contra a vontade do operador. Ele possibilita operações de paraquedas e rapel por exemplo, sem desligar automaticamente o equipamento (ao contrário dos outros sistemas, acionados por gravidade).

“Gostaria de enfatizar que esses equipamentos irão ofertar uma capacidade que até então não tínhamos nas operações noturnas e aquelas de baixa luminosidade. São equipamentos que, com pouco treinamento, serão muito bem utilizados por nossos operacionais. Além de receber uma tecnologia de ponta, o importante é termos a certeza da manutenção, de trocas rápidas de forma que não tenha prejuízo nas missões sensíveis”, declarou o Tenente Coronel José Luiz Gonçalves, do 4º Batalhão de Polícia de Choque.
“Para nós é uma inovação muito bem-vinda. Posso falar, especialmente, para o 3º BAEP que atua em São José dos Campos e Litoral Norte. É um equipamento muito importante que já colocamos em operação com resultados e pretendemos adquirir mais para poder equipar toda a nossa tropa”, enfatizou o Major PM José Alexandre de Camargo, do 3º BAEP.

As Forças Especiais de vários países da Europa, como Alemanha, França, Grécia, Holanda, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Portugal, além do Chile na América do Sul, já utilizam o equipamento ARGUS FS, sendo considerado modelo padrão quando se fala em monóculos de visão noturna multipropósito portátil avançado.

O DAMON é um acessório que pode ser acoplado à luneta do atirador para operações em ambientes de baixa luminosidade. O DAMON faz parte de uma família de dispositivos de encaixe rápido (clip-on), mais leve do mercado em sua categoria com capacidade de oferecer aos usuários uma visão noturna e uma capacidade incomparável de aquisição de alvos.

Além de fornecer os produtos, a Safran Eletrônica & Defesa Brasil oferece todo o suporte técnico necessário como treinamentos e manuais em português, suporte técnico remoto e/ou in loco, assim como operações de manutenção dos equipamentos, em sua instalação localizada em São José dos Campos (interior de SP).

“A Safran Eletrônica & Defesa Brasil tem como objetivo apoiar os usuários finais otimizando a continuidade de suas operações, graças à capacidade de manutenção local. A Safran Eletrônica & Defesa Brasil recebeu treinamento dedicado pelo parceiro estratégico Theon Sensor para prover as operações de manutenção e também do treinamento dos operadores e usuários finais em português”, destacou o CEO da Safran Eletrônica e Defesa Brasil, David Montmasson.

Fonte: Defesa em Foco