Leonardo fortalece frota de AW139 na Austrália com encomenda de mais seis helicópteros EMS/SAR

blank

A Leonardo anunciou aumento na presença de helicópteros modelo bimotor intermediário AW139 na Austrália durante o Avalon (Australian International Airshow), através de pedidos de um total de seis aeronaves, realizado por três operadores diferentes: a Babcock Australasia (Babcock), a RACQ CQ Rescue (CQ Rescue) e a StarFlight Australia. Todas as seis aeronaves serão entregues nas instalações da linha de montagem final da Leonardo em Vergiate, na Itália, ao longo de 2024.

As duas plataformas AW139 encomendadas pela Babcock realizarão missões HEMS (serviço aeromédico de emergência por helicóptero), Busca e Resgate e Transporte Inter-Hospitalar de pacientes. As aeronaves serão entregues em 2024 e começarão a operar já no segundo semestre do ano, após customização para as missões. A plataforma contará com uma ampla gama de equipamentos sob medida, incluindo: piloto automático DAFCS (Digital Automatic Flight Control System) de 4 eixos aprimorado com Hover Mode, o novíssimo Avionic Phase 8 e TCAS II (Sistema de Prevenção de Colisões de Trânsito). Além de holofote, câmera, cortador de fio e guindaste de resgate, entre outros opcionais. Este pedido elevará a frota total da Babcock para nove AW139s, uma vez que eles já operam sete na Austrália em nome da Air Ambulance Victoria e da RACQ CapRescue. O Diretor Administrativo de Aviação e Serviços Críticos da Babcock, Peter Newington, disse que a expansão da frota de helicópteros irá aprimorar a capacidade de seus contratos. “A aeronave AW139 oferece maior alcance de velocidade e capacidade operacional, o que é essencial para a vasta distância e terrenos desafiadores que temos em toda a Austrália.”

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Já as duas AW139 encomendadas pela CQ Rescue serão usadas na região de Mackay, no centro de Queensland, para realizar missões EMS/SAR on-shore e off-shore, dia e noite, e em uma variedade de condições climáticas. As aeronaves contarão com o que há de mais moderno em aprimoramento de produto, tecnologia e capacidade de missão, como: aviônicos avançados, incluindo os mais modernos óculos de visão noturna, radar de busca e clima, além das ferramentas de comunicações mais avançadas que existem no mercado, para atender aos extensos requisitos de missão da operadora. Graças aos novos AW139, o CQ Rescue voará duas vezes mais longe e terá um aumento de 30% na velocidade de missão, comparando com helicópteros anteriores, podendo alcançar comunidades remotas e rurais mais rápido do que nunca. Espera-se que os AW139s sejam entregues no segundo trimestre de 2024, entrando em serviço antes do final do mesmo ano. O CEO da CQ Rescue, Tim Healee, declara: “O AW139 é uma das plataformas mais confiáveis do setor. O serviço aeromédico que prestamos e o tipo de missões que realizamos são únicos, consumindo muito tempo e cobrindo longas distâncias. Os helicópteros AW139s trarão enormes benefícios ao nosso serviço, incluindo aviônicos de nova geração, desempenho superior, tecnologia comprovada e recursos de segurança excepcionais. Esta incrível aquisição só é possível devido ao generoso apoio que recebemos de nossa comunidade, de nossos apoiadores corporativos e do governo de Queensland”.

O pedido da StarFlight Australia consiste em dois AW139s, que serão operados em Queensland e outras partes da Austrália, realizando missões EMS/SAR em capacidades onshore e offshore. As aeronaves contam com toda a mais recente tecnologia aviônica, de atendimento ao paciente e capacidade de busca e resgate. Deve ser entregue no final de 2024 e entrará em serviço após inclusões e modificações locais, necessárias para a missão. Este novo pedido elevará o total de helicópteros AW139 operados pelos grupos StarFlight e LifeFlight para 15, nove dos quais são dedicados a missões EMS/SAR. O CEO e diretor da StarFlight Australia, Ashley van de Velde, disse: “A StarFlight Australia tem o prazer de finalizar a compra de dois novos helicópteros AW139 que serão utilizados para trabalhos futuros. Já operamos várias dessas aeronaves em nossa frota e ficamos constantemente impressionados com sua confiabilidade, qualidade e facilidade de manutenção. Os recursos, a tecnologia, o tamanho e os recursos avançados completos que os AW139s oferecem tornam essas aeronaves ideais para nossos requisitos. Sua versatilidade e prontidão para várias configurações também nos ajudam a fornecer soluções de aviação sob medida para nossos clientes.”

Com mais de 1.130 unidades à serviço de mais de 280 clientes, espalhados por cerca de 90 países, e mais de 3,6 milhões de horas de voo registradas desde sua certificação em 2004, o AW139 também provou ser extremamente bem-sucedido em missões de resgate e emergência. A aeronave oferece excelentes recursos, tecnologia e segurança para atender aos rigorosos requisitos dos operadores em tarefas realizadas com condições adversas e para maximizar a eficácia da missão. O AW139 apresenta aviônicos de última geração, sistemas avançados de navegação e prevenção de colisões para aprimorar a consciência situacional e reduzir a carga de trabalho dos pilotos, velocidade incomparável e margens de potência e desempenho geral. A aeronave tem ainda a cabine mais larga de sua categoria, alta modularidade que permite rápida reconfiguração e caixa de engrenagens principal exclusiva com capacidade de funcionamento a seco de mais de 60 minutos, para maior confiabilidade e segurança, além de oferecer até 1000 kits certificados.

Fonte: Defesa em Foco