Comprometimento com governança corporativa e o desenvolvimento sustentável

blank
A NUCLEP apresenta ao Estado do Rio de Janeiro a importância do Plano Decenal de Energia do Governo Federal e suas previsões para o desenvolvimento nuclear do país. O presidente da empresa, Carlos Henrique Silva Seixas e o seu diretor Comercial, Nicola Mirto Neto, em reunião no Palácio Guanabara, com secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Rio, Nicola Miccione; o chefe de gabinete do Governador Cláudio Castro, Marco Antônio Simões; e outras autoridades.

A NUCLEP, empresa estatal brasileira, tem sido reconhecida por suas práticas de gestão e governança corporativa, que beneficiam a sociedade como um todo. Desde que Carlos Henrique Seixas assumiu a Presidência da NUCLEP, ela deixou de ser uma empresa deficitária para virar um exemplo nacional. Entre os reconhecimentos recebidos pela empresa, destaca-se o Projeto de Incentivo à Qualidade dos Relatórios Anuais de Sustentabilidade, criado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), sendo certificada com excelência no últimos 3 anos. O projeto tem como objetivo incentivar a elevação da qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de organizações de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil.

blank
NUCLEP recebe certificação de Empresa Cidadã do CRCRJ em 2019, 2020, 2021 e 2022.

Outro reconhecimento recebido pela NUCLEP é a participação ativa no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que tem como objetivo contribuir para a redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. O programa conta com a participação ativa de mais de nove mil organizações públicas das três esferas e dos três poderes, o que representa quase 60% das organizações públicas do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank
NUCLEP CLASSIFICADA COM MAIS ALTO NÍVEL DE GOVERNANÇA PELO IG-SEST

Além disso, a NUCLEP tem recebido premiações do Indicador de Governança IG-SEST, um instrumento de avaliação das estatais federais que verifica o cumprimento de dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. O Ministério da Economia divulgou, em 2021, a 5ª Certificação do Indicador de Governança IG-SEST, reconhecendo a excelência da gestão da NUCLEP. Em 2022 a NUCLEP “foi classificada com um dos níveis mais altos ao obter a nota 9,5 na análise do índice. Hoje o nível da NUCLEP é igual ao da VALEC, CODESP e EPL, por exemplo. Isso é motivo de muito orgulho a todos!”, disse o Diretor Administrativo, CA (RM1) Oscar Moreira da Silva Filho.

“Devido à nossa forte dedicação as questões exigidas acerca das práticas de ESG –  Environmental, Social and Governance, que tratam dentre outros temas de sustentabilidade, incentivo à liderança feminina, diversidade, ética e integridade, pontuamos em todas as demandas e isso resultou em um aumento significativo na nossa pontuação que saiu de 8.3 em 2021 para 9.5 nesse 6º Ciclo”, explicou a Assessora de Governança e Escrituração da empresa, Patrizia Mastrangelo.

Por fim, a NUCLEP foi reconhecida por suas práticas de transparência e controle social. O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou a transparência de informações nos portais de 56 empresas públicas, resultando no Acórdão 2726/2021 – Plenário, relatado pelo ministro Aroldo Cedraz, que destacou a excelência da gestão da NUCLEP.

Esses reconhecimentos mostram que a NUCLEP está comprometida com a transparência, a responsabilidade social e ambiental e a boa gestão, beneficiando a sociedade como um todo. Com essas práticas de gestão e governança corporativa, a NUCLEP se consolida como uma empresa estratégica para o país, contribuindo para o desenvolvimento da indústria e do país.

Fonte: Defesa em Foco