Inaugurado o Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro no ITA

blank

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), inaugurou no dia 14 de março o Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) para a Mobilidade Aérea do Futuro, uma parceria entre ITA, EMBRAER e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O centro tem como objetivo realizar pesquisas de alto nível, focadas no desenvolvimento científico e inovação tecnológica.

blank

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foco em aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada

As atividades de pesquisa do CPE serão desenvolvidas com base em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada. O investimento inicial previsto é de cerca de R$ 48 milhões, e o centro buscará formar uma rede de pesquisa dedicada a problemas complexos de Engenharia, que exigem tempo maior para o desenvolvimento de soluções e financiamento contínuo.

blank

Tríplice hélice: Governo, Ciência e Indústria

O Centro de Pesquisa é baseado no conceito de “tríplice hélice”, que envolve o Governo, a Ciência e a Indústria. O projeto conta com mais de cem pesquisadores envolvidos, e visa colocar o Brasil na vanguarda do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do país e a criação de uma sociedade melhor.

Impacto na indústria aeronáutica

O CPE deve aumentar a visibilidade das pesquisas produzidas no Brasil, além de contribuir para a difusão do conhecimento e a transferência tecnológica. O foco em tecnologias de aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada tem potencial para aumentar a competitividade, longevidade e excelência do setor aeroespacial brasileiro.

Fonte: Defesa em Foco