Leonardo fecha contrato para atualização da frota de C-27J Spartans da Força Aérea Italiana

blank

Leonardo e a Armaereo, a Diretoria de Armamento e Aeronavegabilidade da Força Aérea do Ministério da Defesa da Itália, assinaram um contrato que representa um passo importante na atualização da frota C-27J Spartan da Força Aérea Italiana.

O contrato inclui desenvolvimento, qualificação de integração e certificação de uma nova configuração aviônica para o C-27J, a atualização de vários sistemas gerais da aeronave, o sistema de autoproteção e o simulador de vôo. O acordo inclui ainda a entrega da primeira aeronave relevante nesta configuração e tem potencial para seguir com a modernização das 11 aeronaves restantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A previsão é que o C-27J da Força Aérea Italiana receba uma atualização significativa de seu conjunto de aviônicos por meio da integração de novos recursos, como um Computador de Missão, o Sistema de Gerenciamento de Voo, monitores Head Up e Head Down, sistemas de comunicação por rádio e satélite, auto -sistema de proteção e outras atualizações que deverão melhorar a flexibilidade e a eficácia operacional da aeronave. O sistema de treinamento também será atualizado com base nos novos sistemas introduzidos a bordo, alinhando dispositivos de treinamento (simuladores de voo) e materiais didáticos com publicações técnicas relevantes.

Dario Marfè, vice-presidente sênior comercial e de atendimento ao cliente da Leonardo, na Divisão de Aeronaves, disse: “A última evolução do C-27J melhora ainda mais a eficácia e a capacidade operacional do Spartan. Temos o orgulho de anunciar que a Força Aérea Italiana escolheu a nova configuração aviônica do C-27J, que proporcionará desempenho e eficiência ainda melhores. Com sua versatilidade e flexibilidade de missão, o novo Spartan oferece uma gama ainda mais ampla de recursos para apoiar os operadores no enfrentamento de novos desafios.”

O Spartan encarna a própria essência da segurança nacional, revelando-se um trunfo ideal para as operações de forças de defesa e também uma contribuição vital para as tarefas de proteção civil, como uma aeronave capaz de chegar à população mesmo nas áreas mais remotas e difíceis do país.

Antes da Força Aérea Italiana, a Força Aérea da Austrália já assinou um acordo para atualizar sua frota e, recentemente, operadores da Romênia e dos EUA da Spartan, US SOCOM e US Coast Guard, também escolheram a nova atualização de aviônicos para suas frotas de aeronaves C-27J. As possibilidades de retrofit foram estudadas especificamente como parte do desenvolvimento do programa C-27J, com o objetivo de permitir que os operadores se beneficiem constantemente das melhorias feitas na aeronave.

Uma infinidade de kits e sistemas de missão roll-on/roll-off fáceis de instalar e transportáveis permitem que o C-27J rapidamente seja transformado na configuração mais adequada para a missão necessária. Como um ‘transportador aéreo tático’, a versatilidade da aeronave se estende desde o transporte aéreo de tropas e carga até lançamento de pára-quedistas e materiais, podendo ser utilizado desde a evacuação médica em campos de batalha até o transporte VIP. A Aeronave pode cumprir missões que vão desde a assistência humanitária e resposta a desastres naturais até o combate a incêndios. O C-27J pode ser configurado nas versões Patrulha Marítima (MPA), Guerra Anti-Submarino (ASW) e Comando-Controle-Comunicações, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C3ISR).

O C-27J pode ser equipado com radar de busca Active Electronically Scanned Array (AESA), sistemas eletro-ópticos/infravermelhos e outros sensores específicos essenciais para Inteligência, Vigilância, Reconhecimento (ISR), Patrulha Marítima (MPA), Guerra Anti-Submarino ( ASW) e missões de Inteligência de Sinais (SIGINT), além de apoio às Forças de Operações Especiais e tropas terrestres. Os sensores da aeronave podem ser gerenciados por meio de um sistema de missão paletizado e rapidamente removível, que analisa os dados coletados e os transmite à tripulação em tempo real. A configuração de combate a incêndio com sistema modular de combate a incêndio aéreo de segunda geração (MAFFS II) roll-on/roll-off da United Aeronautical Corporation, líder mundial em sistemas avançados de aplicação aérea, aprimora as capacidades multimissão do C-27J.

blank

O C-27J Spartan em números

blank

Fonte: Defesa em Foco