Submarinos brasileiros reforçam segurança da Amazônia Azul e Prosub avança com entregas previstas até 2025

blank
Primeiro teste de Navegação do Submarino Riachuelo

Em setembro do ano passado, a Marinha do Brasil recebeu o submarino Riachuelo, que já se integrou às operações e atualmente passa por manutenção em Itaguaí, no Rio de Janeiro. Segundo informações, o Riachuelo já completou quase 140 dias de mar, patrulhando a extensa Amazônia Azul, reforçando a segurança marítima nacional.

Além do Riachuelo, outros dois submarinos estão previstos para serem entregues nos próximos anos: o Tonelero, em 2024, e o Angostura, em 2025. Esses submarinos fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma iniciativa estratégica para fortalecer a indústria de defesa nacional e a capacidade de proteção das águas territoriais brasileiras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Base Naval em construção e avanço no treinamento das tripulações

O assessor-chefe do Programa de Submarinos da Marinha, contra-almirante Luiz Roberto Cavalcanti Valicente, também informou que a Base Naval, onde os submarinos serão alocados, ainda está em construção. No entanto, uma parte significativa já está concluída, incluindo a área de simuladores e de treinamento das tripulações. Essas instalações permitirão o aprimoramento das habilidades dos militares envolvidos nas operações dos submarinos, garantindo maior eficiência e segurança.

SCPN: o grande objetivo do Prosub e início da construção previsto para este ano

O Submarino com Propulsão Nuclear (SCPN) é o grande objetivo para o qual o Prosub foi concebido. Atualmente, o projeto do SCPN está na fase de detalhamento, e as primeiras partes do casco serão cortadas em testes ainda este ano na Itaguaí Construções Navais (ICN), uma empresa francesa. Embora não tenha sido estabelecida uma data específica para a entrega do SCPN, estima-se que isso ocorra a partir da década de 2030.

Com a entrega dos submarinos convencionais e a construção do submarino nuclear, o Prosub contribui para a consolidação do Brasil como uma potência naval e garante a proteção dos recursos naturais e da soberania nacional.

Fonte: Defesa em Foco