Helibras vende os dois primeiros Airbus H145 para serviços médicos de emergências públicas no Brasil

blank
Copyright – Airbus Helicopters/ Anthony PECCHI

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) assinou um contrato de compra com a Airbus I Helibras de dois Airbus H145 totalmente equipados para o Serviço Aeromédico de Emergência de Helicópteros (HEMS). Os dois H145 serão operados pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) nos serviços médicos de emergência (HEMS) e em missões de busca e salvamento (SAR) no estado. Estes são os primeiros HEMS H145 para o serviço público a operar em missões primárias e secundárias no Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A configuração médica será fornecida pela Air Ambulance Technology e incluirá três cilindros de oxigênio; um ventilador pulmonar, duas bombas de infusão; um cardiodesfibrador com monitor multiparamétrico, duas macas para transporte de doentes adultos ou pediatras, e uma incubadora neonatal, quando configurada para transporte neonatal.

“O Brasil merece ter serviços médicos de emergência de helicóptero de primeiro nível para proteger a sua população. Este contrato demonstra o crescente interesse nacional em prestar essa assistência inigualável e, a Airbus I Helibras, o único fabricante de helicópteros no Brasil, quer apoiar as autoridades no desenvolvimento destes serviços essenciais”, diz o presidente da Airbus I Helibras, Jean-Luc Alfonsi.

Para além das reconhecidas eficiências operacionais e de segurança que fazem do H145 um sucesso comercial a nível mundial, a versão de cinco pás oferece um adicional de 150kg de carga útil e níveis de vibração mais baixos. O novo desenho do rotor principal, sem rolamentos, além de facilitar a manutenção, garante maior conforto em voo, um fator importante para este tipo de operação. Além disso, o grande diferencial do H145, combinado com os novos esquemas aeromédicos, permite à equipe médica atender o paciente com equipamento para tratamento intensivo, ou transportá-lo para um hospital com mais agilidade.

Existem cerca de 500 helicópteros da família H145 realizando missões de atendimento a emergências aeromédicas em todo o mundo. No total, há mais de 1.600 helicópteros da família H145 em serviço, com mais de sete milhões de horas de voo. Sua pegada acústica especialmente baixa torna o H145 o helicóptero mais silencioso da sua classe, enquanto as suas emissões de CO2 são as mais baixas entre os seus concorrentes.

Fonte: Defesa em Foco