A Força Aérea Brasileira (FAB) esteve presente na celebração dos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) no dia 05/05. O Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), representou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes da indústria nacional.
Homenagem a Santos-Dumont e elogios à AIAB
Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a comemoração dos 150 anos de nascimento de Santos-Dumont e a consolidação do setor aeroespacial graças ao seu invento, o avião. Ele parabenizou a AIAB pelos seus 30 anos, ressaltando seu papel como impulsionadora do desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Investimento histórico em tecnologia aeronáutica e espacial
Durante a cerimônia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) anunciaram a assinatura de contratos no valor de R$ 360 milhões com as empresas Embraer, Visiona, Akaer e ACS. Os recursos, destinados ao desenvolvimento de tecnologias dos setores aeronáutico e espacial, representam o maior volume já concedido pela FINEP em toda sua história.
Incentivos à indústria aeroespacial e impacto na economia
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, explicou que os recursos disponibilizados são destinados a projetos estruturantes com retorno direto para a sociedade, destacando a questão de soberania nacional. Segundo ela, incentivos à indústria aeroespacial estimulam universidades e centros de pesquisa a produzir conhecimento, impulsionando a inovação e ampliando a competitividade da economia brasileira.
AIAB e seu papel no setor aeroespacial
Julio Shidara, Presidente da AIAB, ressaltou que o segmento aeroespacial opera na ponta da pirâmide de agregação de valor e a inovação tecnológica é a gênese de seus produtos. A AIAB, fundada em 1993, representa e promove os interesses e objetivos comuns das empresas brasileiras do setor aeroespacial no país e no exterior, articulando a ação conjunta das empresas junto ao Governo Brasileiro, à sociedade e às entidades internacionais.
Fonte: Defesa em Foco