A Base Industrial de Defesa e a Economia Brasileira

blank

Na última quarta-feira (26), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, participou de um evento que tem o potencial de mudar o rumo das indústrias de defesa no Brasil: a 17ª Reunião do Condefesa Nacional. Durante este encontro virtual, Monteiro Filho falou sobre as “Estratégias e Iniciativas do Ministério da Defesa e da Base Industrial de Defesa (BID)”. O objetivo da reunião era promover uma discussão mais profunda sobre o setor industrial de defesa.

A Influência da BID na Economia: Empregos e Inovação

Em seu discurso, o Ministro destacou o papel crucial do setor na promoção de tecnologia, inovação e, em uma nota especialmente relevante em tempos de incertezas econômicas, na geração de emprego e renda. “A Base Industrial de Defesa representa, hoje, cerca de 4,78% do PIB do País, representando, aproximadamente, 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, o que corresponde a 2,2% dos postos de trabalho formais no País”, disse ele.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Necessidade de Investimentos: Encarando Desafios Globais

Monteiro Filho ressaltou a relevância do tema da defesa não apenas para o Brasil, mas para o mundo inteiro. De acordo com ele, é necessário investir em iniciativas, programas e projetos que estimulem o setor. “O Brasil precisa projetar sua indústria de defesa, a fim de encarar os desafios e aproveitar as oportunidades de um mercado global competitivo, tecnologicamente diverso e altamente qualificado em recursos humanos”, afirmou.

O Papel do Condefesa Nacional: Fomento à Base Industrial de Defesa

O Condefesa Nacional, responsável pela condução de políticas e programas de fomento à base industrial de defesa e segurança, atua junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cada três meses, o Conselho promove reuniões ordinárias, com a participação de representantes das Forças Armadas, indústria e governo. São nesses encontros que as estratégias e diretrizes para o setor são delineadas e debatidas, impactando diretamente no desenvolvimento da BID.

Fonte: Defesa em Foco