NUCLEP Assina Memorandos de Entendimento por um Futuro Nuclear Mais Promissor

blank

A 67ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), um dos eventos mais importantes do setor nuclear, foi palco de um momento histórico para o Brasil. No segundo dia do evento, o estande brasileiro foi oficialmente inaugurado pelo Diretor-Geral da AIEA, Rafael Grossi, e pelo Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luís Rebelo Fernandes. Neste cenário de destaque internacional, a NUCLEP, empresa criada para apoiar o Programa Nuclear Brasileiro, não ficou de fora.

Parceria Estratégica entre NUCLEP e ROSATOM

IMG 0784

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A grande novidade do evento foi a assinatura de um memorando de entendimentos entre a NUCLEP, subordinada ao Ministério de Minas e Energia, e a Rosatom Energy Projects, representada pelo seu diretor-geral, Andrey Rozhdestvin. O objetivo dessa parceria é permitir que a divisão da estatal russa colabore no desenvolvimento de projetos nucleares de diferentes portes com a Nuclep. Carlos Seixas, presidente da Nuclep, destacou a importância dessa colaboração, ressaltando que, com a tecnologia de processo da Rosatom e a capacidade da empresa brasileira, novos equipamentos poderão ser produzidos na caldeiraria em Itaguaí.

Rumo à Inovação em Energia Nuclear

IMG 0776

Nicola Mirto Neto, Diretor Comercial da NUCLEP, celebrou o acordo como um marco significativo para a empresa, que tem se dedicado à fabricação dos SMR’s (Small Modular Reactors). “A assinatura desse memorando nos dá a possibilidade da NUCLEP sair na frente na produção dos Small Modular Reactors no Brasil”, afirmou. Esses reatores representam uma nova geração de tecnologia nuclear, mais compacta e versátil, prometendo revolucionar o setor.

Fortalecimento das Relações Bilaterais

IMG 0803

A reunião contou ainda com a presença de Ivan Dybov, presidente da Rosatom no Brasil, e do Deputado Federal Julio Lopes, Presidente da Frente Parlamentar Nuclear. Lopes, que defende o setor nuclear no Congresso, aproveitou a ocasião para propor à ROSATOM ENERGY PROJECTS diversas ideias para projetos e parcerias voltadas ao desenvolvimento nuclear nacional. Essas propostas foram bem recebidas por Andrey Rozhdestvin, reforçando o compromisso mútuo de ambas as nações em avançar na área nuclear.

Fonte: Defesa em Foco