1° InovaBIS tem início em Salvador

Ontem pela manhã teve início, em Salvador, a 1º InovaBIDS, evento que nasceu com o objetivo de dar espaço para a inovação e as novas tecnologias da indústria de defesa e segurança. A primeira edição da InovaBIDS está sendo promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em parceria com o SENAI CIMATEC, e com o apoio da FINEP.

Entre as autoridades presentes na abertura, destaque para o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra; o chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro, general de divisão Eduardo Wolski; o presidente-executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli; e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários do SENAI CIMATEC, Tarso Nogueira.

Na abertura, o pró-reitor destacou o ano de grandes realizações do CIMATEC, com a implementação de grandes projetos, como o CIMATEC Sertão, o CIMATEC Mar, e o CIMATEC Aeroespacial, fruto da parceria da Força Aérea Brasileira com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homem de terno e gravata falando no microfone

Descrição gerada automaticamente

Ele disse que, em 2023, o CIMATEC atingiu a marca histórica de ser tornar a maior ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) do país, com mais de R$ 1,2 bilhão em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Hoje estamos envolvidos em mais de 120 projetos, dos mais variados portes e em diversas áreas do conhecimento”, revelou.

O general Mattioli apresentou-se na sequência, destacando que um país com a magnitude geoestratégica do Brasil demanda poder de dissuasão. “Esse poder se baseia em duas vertentes: tropas bem adestradas e equipadas, e sustentabilidade, que na estatura que temos, demanda uma base industrial pujante”.

Em seguida, o general Mattioli falou sobre a Mostra BID, que acontece nos anos pares e dá grande visibilidade aos produtos da base industrial de defesa. “Surgiu a ideia de colocarmos na vitrine, nos anos ímpares, as demandas que temos na base industrial de defesa e as oportunidades que o nosso sistema de ciência e tecnologia tem para interiorizar as capacidades de defesa”.

O presidente-executivo da ABIMDE esclareceu que o Sistema SENAI está bem estruturado, com 28 centros de excelência que estão integrados, razão pela qual, “a associação está se aproximando deste sistema porque vai saciar a sede por inovação incremental e inovação propriamente dita da base industrial de defesa”.

Robótica e inteligência artificial

A primeira apresentação foi do professor doutor Lucas Cruz da Silva, que falou sobre sistemas autônomos e inteligência artificial. Ele realizou sua palestra acompanhado pela plataforma quadrúpede terrestre adquirida pelo CIMATEC, para mostrar a complexidade da tecnologia que faz parte do dia a dia da instituição.

Lucas Silva abordou alguns projetos desenvolvidos para clientes industriais, reforçando que o papel do SENAI é impulsionar a indústria. Em sua ministração “Robótica e inteligência artificial”, destacou que estes dois elementos ligados à “visão computacional” permitem que sistemas robóticos desenvolvam novas atividades em espaços de trabalho tradicionais. São temas diferentes, mas que estão interligados.