ABIMDE apoia o 1º Fórum de Logística Aeroespacial e Sustentabilidade

Evento realizado em São Paulo abordou práticas que permeiam o setor aeroespacial

Foi realizado no último dia 16, o 1º Fórum de Logística Aeroespacial e Sustentabilidade, no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), em Guarulhos, São Paulo. Nesta primeira edição, o objetivo foi desenvolver temas baseados na estrutura de tríplice hélice.

Sob esta perspectiva, entidades do governo, da academia e da indústria trocaram experiências e aprendizados na busca de sinergia, por meio de apresentações e debates, para difundir as melhores iniciativas no setor.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento, promovido por três instituições da Força Aérea Brasileira: o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), o ILA e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), teve o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Durante todo o dia, foram apresentados trabalhos com foco em práticas que permeiam o setor aeroespacial. Entre as apresentações, estudos de cases mostraram o alcance de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU (veja abaixo).

A proposta foi fomentar a discussão sobre possíveis oportunidades de ampliação destes objetivos nas diversas realidades de atuação das organizações, sobretudo nas dimensões social, ambiental e econômica.

 

Texto

Descrição gerada automaticamente

 

A programação incluiu a palestra: “Mudanças do Clima e Descarbonização da Economia, Combustível de Aviação Sustentável (SAF)”, apresentada por Anicia Aparecida Baptistello Pio e Gilberto Peralta, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

E, também, a apresentação “Iniciativas de Baixo Carbono da Safran HE Brasil”, que foi ministrada por Ronaldo Nogueira, da SAFRAN Eletrônica & Defesa Brasil Ltda, empresa associada da ABIMDE.

A EMBRAER esteve presente para divulgar três grandes projetos, o “Suporte Logístico Integrado do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON)”, a “Formação de Base de Dados para Planejamento de Suportabilidade – Estudo de Caso Fragatas Classe Tamandaré”, e “Propulsão Aeronáutica Sustentável”.

De acordo com o diretor-executivo da ABIMDE, coronel Armando Lemos, a agenda de sustentabilidade está cada vez mais presente na indústria e, em particular, no setor de Defesa. A ABIMDE é uma entidade com responsabilidade social, que apoia iniciativas que priorizam a sustentabilidade

“Entre nossas associadas, inúmeras empresas já têm adotado medidas sustentáveis na cadeia produtiva, seja para aprimorar os processos, reduzir o impacto ambiental ou aproximar consumidores conscientes”, disse o coronel Lemos, que foi o representante da ABIMDE neste fórum.

Organizações das Nações Unidas (ONU) 

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo:

1. Erradicação da pobreza; 2. Fome zero e agricultura sustentável; 3. Saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero; 6. Água potável e saneamento; 7. Energia acessível e limpa; 8. Trabalho decente e crescimento econômico; 9. Indústria, inovação e infraestrutura; 10. Redução das desigualdades; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Consumo e produção responsáveis; 13. Ação contra a mudança global do clima; 14. Vida na água; 15. Vida terrestre; 16. Paz, justiça e instituições eficazes; e 17. Parcerias e meios de implementação.

Fonte: Defesa em Foco