Leonardo e KNDS Firmam Parceria Estratégica para Fortalecer Defesa Europeia

Em um movimento estratégico para fortalecer a defesa europeia, a Leonardo, empresa italiana, e a KNDS, conglomerado franco-alemão de defesa, assinaram um acordo com o aval do Ministério da Defesa da Itália. Este acordo tem como objetivo o desenvolvimento de um programa de cooperação intensivo para criar um Grupo de Defesa verdadeiramente europeu e cooperar mais estreitamente no campo da tecnologia eletrônica terrestre.

Cooperação em Tecnologia de Defesa e Plataformas Blindadas

Esta parceria estratégica permitirá a implementação de programas de cooperação entre nações europeias, fortalecendo as bases industriais nacionais e desenvolvendo a próxima geração de plataformas de veículos blindados. Isso inclui o Main Ground Combat System (MGCS), um projeto-chave para o futuro da defesa terrestre na Europa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conformidade com Estratégias e Planos de Defesa

O acordo está em linha com a estratégia definida pelo Ministério da Defesa italiano no Documento Programmatico Difesa 2023-2025 e complementa o Plano de Ação do Acordo recentemente assinado entre os governos da Itália e da Alemanha.

Desenvolvimento Conjunto do Main Battle Tank

Leonardo e KNDS também colaborarão no desenvolvimento, fabricação e manutenção da solução LEOPARD 2 A8, um programa planejado de aquisição do Main Battle Tank (MBT) para o Exército Italiano. Este projeto fortalece a aliança entre as empresas e promove o desenvolvimento conjunto de plataformas de suporte.

Objetivo de Ampliar Capacidades de Produção e Desenvolvimento

A aliança entre a Leonardo e a KNDS visa aumentar as capacidades de produção e desenvolvimento na Itália, visando futuros projetos europeus e de exportação. Essa colaboração é um marco significativo na indústria de defesa europeia, promovendo inovação e cooperação transnacional.

Renovação das Forças Terrestres Italianas

O Ministério da Defesa da Itália está atualmente engajado em dois grandes programas para renovar suas forças terrestres: a aquisição do MBT LEOPARD com veículos de apoio e novos veículos de combate de infantaria (IFV) sob o programa AICS, além de sistemas de apoio ao combate. Esses programas são vitais para a modernização e aprimoramento das capacidades militares do país.

Fonte: Defesa em Foco