Home Notícias Oportunidades de negócios no setor de Defesa marcaram 2ª Expo Defense, em Santa Catarina

Oportunidades de negócios no setor de Defesa marcaram 2ª Expo Defense, em Santa Catarina

0
Oportunidades de negócios no setor de Defesa marcaram 2ª Expo Defense, em Santa Catarina

blank

Google News

A 2ª edição da SC Expo Defense – Feira de Tecnologias e de Produtos de Defesa – ocorreu entre os dias 19 e 20 de maio, na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina. O evento reuniu empresários, instituições de ensino e representantes das Forças Armadas e do governo. Na abertura da feira, o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, destacou o potencial do Brasil para alavancar a indústria e a importância das capacidades de defesa para preservar a soberania e a liberdade do povo brasileiro.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

52086146180_c638a7ef01_4k.jpg

O evento foi coordenado pelo Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e com o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). As atividades focam na aproximação do segmento de Defesa, do governo e academia – denominada Tríplice Hélice, conexão fundamental para retomada da economia do País e para geração de novos postos de trabalho.

Nesse contexto, a Base Industrial de Defesa brasileira tem se consolidado como importante vetor do desenvolvimento socioeconômico do País. O setor representa 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB), gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos e apresenta efeito multiplicador à economia. No Brasil, para cada R$ 1,00 investido o retorno é de, aproximadamente, R$ 9,80, o que implica em arrecadação de tributos, desenvolvimento tecnológico e maior atração de investimentos externos.

WhatsApp Image 2022-05-20 at 18.20.48.jpeg

O Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, do Ministério da Defesa, Major Brigadeiro Marcos Aurélio Pereira Silva, destacou a importante contribuição da Pasta para auxiliar que mais empresas brasileiras integrem o segmento.

“Esse evento vem ratificar todo trabalho desenvolvido pelo Ministério da Defesa, especificamente, pela Secretaria de Produtos de Defesa, cuja atividade é fomentar as atividades de Indústria de Defesa, no sentido de aumentar a competitividade e fortalecer a nossa Base Industrial de Defesa. Podemos auxiliar que mais empresas se cadastrem como Empresas de Defesa e Empresas Estratégicas de Defesa, aumentando essa capacidade de alavancar a Indústria”, destacou.

As Forças Singulares participaram da exposição com mostras de projetos estratégicos. No estande da Marinha, os visitantes puderam conhecer de perto aeronaves e protótipos da Fragata Classe Tamandaré, além da maquete do primeiro Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), “Álvaro Alberto”. O Exército expôs viaturas blindadas Guarani e os novos armamentos do sistema ASTROS 2020. Já a apresentação da Aeronáutica contou com o KC-390 Millennium e réplica do novo caça multimissão F-39 Gripen.

Por Isabela Nóbrega e Viviane Oliveira
Fotos: Igor Soares

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here