Home Notícias Solenidade marca posse dos Conselhos e do General Mattioli na Presidência Executiva e homenagem a Marcos Degaut

Solenidade marca posse dos Conselhos e do General Mattioli na Presidência Executiva e homenagem a Marcos Degaut

0
Solenidade marca posse dos Conselhos e do General Mattioli na Presidência Executiva e homenagem a Marcos Degaut

Google News

Os Conselhos Diretor e Fiscal da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), para o triênio 2022-2024, foram solenemente empossados em uma cerimônia presidida pelo Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, engenheiro Paulo Alvim, realizada na terça-feira (10), em Brasília (DF). Durante o evento, foi feita também a transmissão do cargo de Presidente Executivo, pelo Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis ao General Aderico Visconte Pardi Mattioli, e uma homenagem ao Dr. Marcos Degaut, Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A cerimônia aconteceu no Clube Naval de Brasília e contou com mais de 200 convidados, entre embaixadores e adidos de defesa de países amigos, autoridades do Governo e das Forças Armadas, parlamentares e representantes de empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).

Entre os convidados, estavam presentes, além do Ministro Paulo Alvim, o Secretário Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; o Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; o ex-Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Subcomandante Logístico do Exército, General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho; o presidente da Indústria de Material Bélico, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci; o presidente da Agência de Promoção de Exportações, senhor Augusto Souto Pestana, e os deputados federais Perpétua Almeida, Luiz Philippe de Orleans e Bragança e Carlos Zarattini.

O Conselho Diretor da ABIMDE é constituído pelo presidente, o empresário Dr. Roberto Gallo, CEO da empresa Kryptus, seis vice-presidentes e cinco diretores; o Conselho Fiscal é composto por três titulares e três suplentes.

abimde

“A Indústria de Defesa e Segurança é fundamental para o País. Nas Forças, a gente fala sobre sua importância para a soberania do país, no nosso Ministério falamos sobre a soberania tecnológica. Não existe futuro sem soberania tecnológica”, disse o Ministro Paulo Alvim, ressaltando a necessidade de criação de mecanismos para apoio, fomento e ampliação de crédito para o setor.

Pujança da BIDS

“No Brasil, a Base Industrial de Defesa e Segurança emprega cerca de 2,9 milhões de pessoas direta e indiretamente e movimenta cerca de 4,8% do PIB – participação maior do que a cadeia do trigo.  Para cada 1 real que o Estado brasileiro investe em Defesa, outros 9 reais são arrecadados, principalmente em função das pujantes exportações nacionais, bem como da dualidade dos produtos de Defesa e Segurança que as empresas têm empregado na esfera civil.”

Os dados foram citados pelo Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo. Em seu segundo mandato à frente da entidade, ele destacou que os números são méritos da indústria e do trabalho realizado em parceria com o Ministério da Defesa e Forças Singulares, Itamaraty; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Congresso Nacional; APEX Brasil e de patriotas que apoiam o desenvolvimento industrial do país.

“Quando mencionamos ‘Indústria’ na realidade estamos nos referindo à atividade econômica de Defesa e Segurança que possui geração de valor e que vai da Pesquisa e Desenvolvimento, passando pela Produção e Manutenção, até o Descarte dos sistemas de Defesa e Segurança. Ou seja, se trata de setor essencialmente transversal. A mesma afirmação podemos fazer sobre os tipos de produtos que vão desde o submarino até o míssil, passando por cibernética e espaço”, disse o Presidente da ABIMDE, apontando que a sociedade precisa tomar conhecimento dessas informações e apoiar os investimentos no setor.

Dr. Gallo fez um breve histórico da trajetória da ABIMDE, que em agosto completa 37 anos, e destacou conquistas e ações implementadas em prol do setor.

Entre as realizações, ele destacou o sucesso da 6ª Mostra BID Brasil, que tem nova edição confirmada para 6 a 8 de dezembro deste ano; a criação da ABIMDE Certificadora – organismo independente de certificação de produtos controlados; o Projeto APEX-ABIMDE para fomento das exportações, e trabalho de modernização da administração da Associação desde o seu primeiro mandato iniciado em 2019.

“Todas estas conquistas não seriam possíveis sem a liderança serena do Vice-Almirante Rodrigo à frente do excepcional time executivo da ABIMDE. Agradeço ao Almirante pela lealdade e excepcional sabedoria com o qual me apoiou e ajudou inúmeras vezes nestes três anos.”

De acordo com o Dr. Gallo, tendo as atividades correntes em ótimo desempenho, o Conselho Diretor decidiu fixar atenção nos avanços legislativos necessários para o desenvolvimento do setor e do país. E para colaborar nesse objetivo assumiu o cargo de Presidente Executivo da ABIMDE, o General Mattioli, que desempenhará a função a partir de Brasília, visando maior estreitamento de relações com o Congresso e Órgãos de Governo.

Homenagem ao SEPROD

O Presidente do Conselho Diretor da ABIMDE ressaltou a contribuição do governo e de parlamentares nos últimos anos, em especial a relação de parceria com a Secretaria de Produtos de Defesa.

“Ao Dr. Degaut, vão os nossos especiais agradecimentos pelo afinco com que se dedica à causa da economia de Defesa e Segurança, onde coloca coração, alma e corpo, muitas vezes mediante sacrifícios pessoais. E das inúmeras contribuições que tem dado à indústria desde que chegou ao cargo, destaco o trabalho de relacionamento internacional que abriu e abre muitas portas para muitas empresas, em muitos países, ao redor do mundo”, afirmou Dr. Gallo.

Em nome da ABIMDE, o Presidente entregou uma placa de agradecimento ao secretário.

Dr. Degaut ficou emocionado com a homenagem e prestou continência aos presentes, agradecendo a todos os profissionais e instituições com quem teve relacionamento durante sua permanência na SEPROD. Ele também encaminhou uma mensagem às associadas da ABIMDE:

“Uma indústria de defesa nacional robusta, complexa e diversificada representa um dos pilares básicos da soberania nacional ao prover os meios que as Forças Armadas precisam para cumprir suas missões constitucionais e institucionais, com autonomia tecnológica e estratégica.

Essa premissa fundamenta nossos esforços permanentes para criar um ambiente de negócios interno e externo, que permita ao setor privado, à nossa indústria de defesa, cumprir sua vocação, que é gerar emprego, renda e tecnologia para nossa gente, para nosso Brasil.

Nós não abandonaremos essa missão, e sustentaremos o fogo. A palavra desistir não faz parte do nosso repertório, e com essa união de esforços vamos conseguir esses objetivos.”

Transmissão do Cargo de Presidente Executivo

abimde

Despedindo-se do cargo de Presidente-Executivo, o Almirante Rodrigo agradeceu à equipe de colaboradores da diretoria executiva, aos parceiros, às associadas, aos Conselheiros e ao Presidente da ABIMDE pela confiança e apoio recebido ao longo dos últimos três anos.

“Ao General Mattioli desejo muita sorte, felicidades e sucesso nas atividades que vai passar a exercer. Continuem a contar comigo sempre que precisarem. Estarei exercendo a assessoria ao Diretor Geral de Material da Marinha no trato com a indústria de defesa. Onde estiver estarei à disposição de todos. Vida longa à Base Industrial de Defesa e Segurança! Vida longa e pujante a ABIMDE!”, finalizou o Almirante.

Em mensagem encaminhada às associadas, o General Mattioli disse ser uma honra assumir a Presidência Executiva da ABIMDE e que vai trabalhar para superar as expectativas das associadas e da Diretoria da entidade.

“Agradeço à direção da ABIMDE, a Voz da Base Industrial de Defesa e Segurança, e espero retribuir a confiança em mim depositada. Assumo agora uma grande missão como aliado da nossa indústria, e entre meus objetivos, quero destacar que vou me empenhar para melhorar a articulação e o diálogo entre as empresas associadas e os Poderes Legislativo, Executivo e as Forças Armadas, para que possam suplantar os entraves que dificultam o pleno desenvolvimento do setor”, disse o General.

 

 

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

.

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here