Home Notícias Webinário internacional ‘Tecnologia das Radiações’ está com inscrições abertas; IPEN representa o Brasil

Webinário internacional ‘Tecnologia das Radiações’ está com inscrições abertas; IPEN representa o Brasil

0
Webinário internacional ‘Tecnologia das Radiações’ está com inscrições abertas; IPEN representa o Brasil

blank

“Tecnologia das Radiações” será tema do webinário que o Organismo Internacional de Energía Atómica (OIEA) e o Arcal promovem no próximo dia 4 (quarta-feira), das 15h às 17h45, com a participação de Brasil, Peru, México e Argentina. Representando a ciência nuclear brasileira, a equipe do pesquisador Pablo Vasquez, responsável pelas atividades de pesquisa e aplicação para preservação de objetos de patrimônio cultural com radiação ionizante no Instituto. Os interessados devem se inscrever nesse link.

blank

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Arcal é o acrônimo para Acuerdo Regional para la Promoción de la Ciencia y Tecnologías Nucleares en América Latina y el Caribe (Acordo Regional para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e no Caribe, em tradução livre). Trata-se de um pacto de cooperação técnica e econômica para promover o uso de técnicas nucleares para fins pacíficos e de desenvolvimento. Criado em 1984, o Arcal abrange as prioridades de desenvolvimento da região e se concentra em necessidades relacionadas à segurança alimentar, saúde, meio ambiente, energia e indústria, e segurança radiológica.

A participação do IPEN está relacionada a duas apresentações abordando as principais aplicações desta tecnologia na preservação de acervos, com os temas “Por una conservación más sostenible: la preservación de materiales arqueológicos y etnográficos por médio de la radiación gamma” e “Colecciones en papel y fotográficas: contribución del procesamiento con radiación ionizante”.

Ambas as palestras estão vinculadas às pesquisas desenvolvidas, respectivamente, por Ana Carolina Delgado Vieira, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE/USP), e Malu Nagai, do Centro de Apoio à Pesquisa em História – CAPH (FFLCH/USP), durante o desenvolvimento do seu doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN-USP, orientadas por Vasquez.

“A AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica], nos últimos anos, tenta “inovar” o uso da tecnologia nuclear, isto significa ‘aplicar’ os resultados das pesquisas realizadas atingindo o usuário final. Nesse sentido, mais do que alunas e colaboradoras, elas são “end-users”, pois trabalham diretamente na conservação e preservação de materiais de valor cultural tangível. São trabalhos pioneiros, de extrema importância e que ajudam a difundir ainda mais o uso da energia nuclear para fins pacíficos e o papel de liderança do IPEN nessa área”, afirmou o pesquisador.

A principal instalação do Instituto para esse fim – o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 – é um empreendimento 100% nacional e bastante utilizado por museus e acervos particulares para a desinfestação de obras e objetos de arte.

Além de Vasquez, participam Susana Gonzáles (Instituto Peruano de Energía Nuclear/IPEN, Peru), Eduardo Robles Piedras e María Dolores Tenorio (Instituto Nacional de Investigaciones Nucleares/ININ, México), Alberto Muciño Vélez (Universidad Nacional Autónoma de México), Alfonso Ramón García Cueto (Instituto Mexicano de Ensayos No Destructivos, México) e Yesica Magali Dalto (Comisión Nacional de Energía Atómica/CNEA, Argentina).

Projetos

Visando fornecer estrutura para colaboração entre os Estados Membros, com apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Arcal conta com inúmeros projetos que contribuem para ampliar o uso das técnicas nucleares nos países beneficiários, nas áreas de segurança alimentar (agricultura, alimentação, veterinária), saúde humana (medicina nuclear, radioterapia, física médica, radiofarmácia), meio ambiente (atmosfera, recursos hídricos, ambientes terrestre e marinho), energia e indústria, e segurança radiológica (aspectos normativos de proteção ao público e ao meio ambiente).

Fonte: Ipen

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here