Home Notícias AEL Sistemas apresenta suas capacidades para o Alto Comando da Aeronáutica

AEL Sistemas apresenta suas capacidades para o Alto Comando da Aeronáutica

0
AEL Sistemas apresenta suas capacidades para o Alto Comando da Aeronáutica

blank

Google News

A AEL Sistemas, empresa brasileira dedicada ao desenvolvimento, fabricação, manutenção e gestão logística de sistemas eletrônicos para aplicações militares e aeroespaciais, recebeu, na quinta-feira, 17 de março de 2022, a visita de uma Comitiva da Força Aérea Brasileira (FAB), chefiada por seu Comandante, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O objetivo foi apresentar as diversas soluções e equipamentos desenvolvidos pela empresa, que em janeiro de 2022 completou 40 anos de atividade. Na oportunidade, também ocorreu à inauguração da produção seriada do WAD (display panorâmico inteligente), que compõe o novo caça F-39 Gripen da FAB.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

blank

“Para iniciar a produção em escala, a AEL demandou cerca de 450 mil horas de desenvolvimento nas suas diversas áreas de engenharia (Sistemas, Software, Hardware e Mecânica), além de um longo processo de certificação”, explicou o presidente da empresa, Gal Lazar. O executivo também apresentou à comitiva, formada por seis Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, os demais laboratórios da AEL, onde são desenvolvidos e testados os produtos que fazem parte dos Programas Estratégicos das Forças Armadas, como é o caso dos sistemas aviônicos (equipamentos eletrônicos embarcados nas plataformas aéreas da FAB), como por exemplo, o KC-390, em que a AEL é fornecedora de cinco diferentes sistemas. Também durante a visita, o Tenente Brigadeiro Baptista Junior e sua comitiva tiveram a oportunidade de receber as últimas atualizações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto Link-BR2, um sistema de enlace de dados táticos para tráfego de informações em tempo real entre aeronaves e diversas estações de solo.

Ao final da visita, o Comandante da FAB falou aos colaboradores da empresa e ressaltou que constatou a evolução dos produtos e sistemas desenvolvidos pela AEL Sistemas.

“Diante de um cenário cada vez mais exigente na área de tecnologia voltada para aplicações militares, percebemos a consolidação da indústria brasileira de Defesa no mercado internacional. Avanços consideráveis e passos importantes como a inauguração do laboratório da área de produção do WAD ratificam e robustecem a necessidade de uma parceria sólida entre as empresas e a Força Aérea Brasileira. Vivemos um momento importante para o desenvolvimento e para a aquisição de novos sistemas de defesa que assegurem a manutenção das capacidades frente aos possíveis cenários de emprego que nos desafiam na ordem mundial.”

O Presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, agradeceu a visita da comitiva e recordou que a AEL nasceu especificamente para atender às demandas da FAB e pretende continuar dedicando-se ao desenvolvimento de produtos e soluções que venham contribuir com a Força Aérea, “isso tudo por meio da busca contínua pela excelência, inovação e dedicação”.

DEMONTRAÇÃO DO SISTEMA LINK BR-2

blank

Na véspera da visita à AEL, a comitiva de Oficiais-Generais e os diretores da empresa estiveram na Base Aérea de Canoas, para acompanhar a demonstração operacional do Link-BR2. O foco foi mostrar o estado de prontidão operacional dos meios da Força Aérea alocados na Organização Militar, bem como das condições da sua infraestrutura de apoio.

Três aeronaves F-5M, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1o/14o GAV) – Esquadrão Pampa participaram da demonstração operacional, sendo que duas foram pilotadas por militares do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e estavam preparadas com equipamentos e antenas para a instalação do sistema. Enquanto as aeronaves voavam com o sistema Link-BR2 embarcado, a comitiva assistia a comunicação de dados, em tempo real, entre os vetores aéreos e as estações de Comando e Controle da FAB, conhecendo todas as potencialidades do sistema.

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here