Home Notícias AKAER 30 Anos – Credibilidade e Superação Desenvolvendo Tecnologias

AKAER 30 Anos – Credibilidade e Superação Desenvolvendo Tecnologias

0
AKAER 30 Anos – Credibilidade e Superação Desenvolvendo Tecnologias

blank
SONY DSC

Google News

Indústria desenvolve novos produtos através da transformação de tecnologias e com a constante busca por inovação

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

blank

Os anos de 2020 e 2021 foram um desafio para todos. A Akaer, com tomadas de decisões rápidas e precisas, conseguiu superar as dificuldades impostas pela crise econômica e a pandemia da Covid-19 em todos os aspectos – social, econômico e pessoal.

Enquanto algumas indústrias se viram sem perspectivas, a Akaer se uniu para preservar seus funcionários e empresas. Além disso, aumentou seu quadro de colaboradores e faturamento.

Novos mercados, novas competências e entregas importantes

Mesmo com um cenário adverso, a companhia conseguiu conquistar novos negócios e realizar entregas importantes que fizeram com o que o faturamento, em 2021, seja o maior de sua história.

O resultado só foi possível com uma estratégia ousada de diversificação e internacionalização e a empresa viu o fortalecimento do nome Akaer no exterior em mercados como o Oriente Médio e Ásia. Como consequência, hoje, aproximadamente três quartos de sua receita e carteira de vendas vêm de exportações. E para atender a demanda externa por serviços de engenharia, a Akaer iniciou em 2021 as operações em uma subsidiária na Turquia e, em 2022 planeja a abertura de uma subsidiaria nos Emirados Árabes Unidos, para atender todo Oriente Médio e Norte da África.

A excelente reputação da empresa no mercado – conquistada com participações relevantes em diversos programas da aviação comercial e programas estratégicos como o do caça Gripen e do cargueiro KC-390 – foi decisiva não só para o ótimo desempenho financeiro, mas também para manter, nos próximos anos, um crescimento sustentado por uma carteira sólida.

Além da capacidade no desenvolvimento de produtos, a sua posição consolidada como provedor de ferramental e de soluções de industrialização trouxe também um importante contrato para a manutenção industrial e de ferramental das plantas de um dos principais fabricantes de aeronaves do mundo.

Ao longo do ano foram celebradas entregas importantes nos programas já contratados. A Akaer cumpriu os estudos e entregas de pacotes de trabalho em projetos não só de novas aeronaves, mas também em programas de grandes modificações em plataformas existentes. Nos últimos dias de 2021, foi entregue à Força Aérea Brasileira o segundo conjunto da asa revitalizada do avião de patrulha marítima P-3AM Orion, o que garantirá a extensão de sua vida operacional.

A Akaer continua sua trajetória de fortalecimento nos mercados de defesa e espaço através de duas empresas , a OPTO Space & Defense e a Equatorial Sistemas. O monóculo termal OLHAR, desenvolvido para atender os requisitos do projeto Combatente Brasileiro (COBRA), entrou em uma nova fase do desenvolvimento com a aquisição de 21 unidades para avaliação em campo pelo Exército Brasileiro. Além disso, em breve será entregue a primeira unidade da câmera de alta resolução E3UCAM, que irá equipar o cubesat nacional VCUB. A evolução contínua dos produtos é a meta da Akaer e terá início a construção do primeiro protótipo da próxima geração de câmeras mais precisas.

A diversificação foi fundamental para os bons resultados. Além de entregas concluídas em 2021 para o projeto DUNE (Deep Underground Neutrino Experiment), a Akaer empregou o seu conhecimento adquirido na aviação em desenvolvimentos para outros setores como a mineração. Atualmente, está em teste em campo uma báscula para caminhões de mineração desenvolvida pela indústria. Graças à sua expertise no projeto aeronáutico e no uso de ferramentas de simulação, a Akaer entregou uma báscula que é 30% mais leve que suas concorrentes, além de levar uma carga de minério maior e possuir vida operacional mais longa. A expansão da Akaer no setor de mineração continuou em 2021 e estão previstos novos projetos em 2022.

Todo esse crescimento e novos negócios só foram possíveis com a capacitação constante da empresa em novas tecnologias através da formação continuada das equipes e com a contratação de profissionais qualificados. Apenas em 2021, enquanto o país viu o desemprego subir, a Akaer aumentou seu quadro de colaboradores em 28%. Se contarmos desde o começo da pandemia em 2020, o crescimento foi de 33%.

blank
SONY DSC

“É importante destacar que a Akaer manteve sua eficiência operacional, mesmo com a expansão no quadro de pessoal, pois o incremento no faturamento e lucro da empresa superou o aumento na folha salarial. Esse crescimento nos mostra que estamos no caminho certo conquistando mercados com seriedade e qualidade”, destacou o CEO Cesar Augusto Andrade Silva.

Além disso, foram agregadas novas competências à área de Engenharia da empresa para aumentar o leque de serviços oferecidos. Foi estruturada uma equipe com engenheiros especializados em disciplinas críticas como aerodinâmica, aeroelasticidade, qualidade de voo, peso e balanceamento, performance e cargas. A área de Sistemas Aeronáuticos também foi ampliada para atender às demandas relacionadas à sistemas hidromecânicos, propulsão e aviônicos.

Finalmente, para se manter a par de novas tecnologias e se manter competitiva, a Akaer segue engajada em projetos de desenvolvimento tecnológico de larga escala e mantém mais de 10% de sua força de trabalho dedicada a este tipo de atividade. Como inovação é um dos pilares da empresa, o bom relacionamento com órgãos de fomento à pesquisa como a FINEP e FAPESP é essencial para a ampliação de novas competências em áreas como indústria avançada, manufatura aditiva, novas tecnologias de propulsão baseadas em sistemas elétricos e híbridos e sistemas multiespectrais.

O enfrentamento da Covid-19

O ambiente favorável e seguro para os trabalhadores permaneceu na empresa. Logo após o decreto de pandemia no país, a Akaer adotou todas as recomendações dos órgãos de saúde como distanciamento social, disponibilização de máscaras e álcool em gel e proteção de pessoas com comorbidades. Em apenas uma semana, a Akaer transferiu todas as atividades possíveis de serem executadas de forma remota, assegurando o bom andamento dos seus projetos.

Durante toda a pandemia houve, e continua havendo até o momento, ampla divulgação das recomendações através de canais como intranet, WhatsApp, e-mail, impressos e até jogos interativos e tirinhas educativas.

A Akaer também colaborou no esforço geral de combate à pandemia ao usar sua expertise para desenvolver tecnologias de proteção para profissionais da saúde.

A OPTO S&D desenvolveu o ThermoScan, um sensor termal usado para identificar pessoas em estado febril para controle de acesso à áreas públicas. O equipamento foi utilizado, na 6ª Mostra BID Brasil, realizada em dezembro de 2021 em Brasília. Ficou disponível para medir a temperatura dos expositores, visitantes e dos trabalhadores da feira e identificar pessoas com possíveis sintomas da Covid-19. Além disso, seis unidades do equipamento foram adquiridas pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), e estão sendo utilizadas para acompanhamento dos alunos e funcionários.

As equipes de engenharia da Akaer também foram responsáveis por desenvolver um equipamento de proteção para equipes médicas. A Hygiea Shield é uma campânula de proteção, para intubação e extubação em pacientes – momentos de maior risco de contaminação da equipe por estar muito próximo do paciente. Cinco hospitais nas cidades de São José dos Campos, Guaratinguetá e em São Paulo receberam a doação do aparelho. Outras 84 unidades foram destinadas a hospitais militares em uma parceria com a Associação Brasileiras das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Em prol da coletividade, a Akaer disponibilizou todos os desenhos do produto para que a Hygiea Shield seja produzida livremente e possa atingir um número maior de profissionais.

“É com muito orgulho que encerramos 2021 com essas ações. Colaborar com o país no combate à pandemia assegurando um ambiente de trabalho favorável aos profissionais de saúde nos deixa felizes e com o desafio de sempre estarmos prontos para usar a tecnologia desenvolvida pela Akaer a favor de todos. A retomada dos eventos presenciais, com segurança, também nos mostra o quanto podemos auxiliar”, afirmou o CEO.

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here