A NUCLEP é um dos elos mais importantes para o sucesso do PROSUB. Empresa estatal brasileira, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a NUCLEP tem realizado grandes avanços no projeto de construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro. A empresa recentemente anunciou progressos no desenvolvimento da seção de qualificação e do protótipo em tamanho real do submarino “Álvaro Alberto”.
O PROSUB é um projeto ambicioso para o Brasil, que visa a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear desenvolvido e construído no país. Além de avanços no campo de defesa, o projeto representa ganhos técnicos e científicos, com o domínio de processos e tecnologias que poderão ser aplicados em outras áreas, como a medicina nuclear. Para alcançar esse objetivo, o Brasil estabeleceu uma parceria estratégica com a França, que está transferindo conhecimento e capacitação técnica para a construção de estruturas navais para o futuro submarino nuclear.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O projeto inclui a construção de quatro submarinos convencionais da Classe Riachuelo, baseados no submarino francês Scorpène, dos quais um já foi entregue para operação e os demais estão em fase de testes e finalização; e um submarino de propulsão nuclear, “Álvaro Alberto”.
Além das ações diretas com o PROSUB, a NUCLEP, como única empresa nacional capacitada na construção de equipamentos nucleares no País, participa também da construção de alguns equipamentos que compõem o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), que será utilizado para validar as condições de projeto e ensaiar todas as condições de operação possíveis para uma planta de propulsão nuclear e que também são primordiais ao desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro.
Fonte: Defesa em Foco