ABIMDE participa do Seminário de Conformidade de Produtos de Controle do Espaço Aéreo

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) promoveu na última terça-feira (28), o 1º Seminário de Conformidade de Produtos de Controle do Espaço Aéreo, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

O ICEA é o órgão designado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) nas atividades de Avaliação de Conformidade no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O seminário teve como objetivo disseminar e fomentar junto às empresas públicas e privadas as ações do DECEA e ICEA relacionadas ao tema.

 

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Pessoas sentadas em cadeiras

Descrição gerada automaticamente

 

Em sua primeira edição, o seminário contou com palestrantes de diversas organizações relacionadas com as ações e as atividades de avaliação da conformidade no Brasil, entre elas, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

O diretor-executivo da ABIMDE, coronel Armando Lemos, foi o representante da entidade neste seminário. “Muitas das empresas do setor aeroespacial compõem a nossa Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), portanto, nossa participação tem relevância ímpar. Outro ponto é nossa expertise com a ABIMDE Certificadora, que nos confere know-how para tratarmos de questões relacionadas à certificação de conformidade, com os quais tivemos a oportunidade de contribuir no evento”, disse.

Participaram do evento, profissionais e pesquisadores ligados às áreas de avaliação de conformidade do SISCEAB, empresas públicas e privadas, além de empresas responsáveis pelas Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA).

A abertura do evento foi realizada pelo Chefe do Subdepartamento Técnico DECEA, Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, que destacou os desafios para estruturar as atividades da avaliação de conformidade no ICEA.

 

Uma imagem contendo no interior, teto, quarto, mesa

Descrição gerada automaticamente

O sistema que atua como a principal ferramenta de gerenciamento dos processos de avaliação de conformidade de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (PCEA), o Sistema de Gerenciamento de Avaliação de Conformidade (SISGAAC), foi um dos temas abordados.

Outro assunto debatido foi a complexidade para credenciamento de laboratórios para avaliação de conformidade no SISCEAB em função da natureza dos serviços prestados no gerenciamento e controle do tráfego aéreo.

Fonte: Defesa em Foco