Home Notícias Primeiro satélite paraguaio monitora o desenvolvimento da doença de Chagas

Primeiro satélite paraguaio monitora o desenvolvimento da doença de Chagas

0
Primeiro satélite paraguaio monitora o desenvolvimento da doença de Chagas

Google News

Por Agatha Tomassoni Santos e Caroline Colbert

O primeiro satélite do Paraguai, chamado de Guaranisat-1, foi lançado a partir da Estação Espacial Internacional e tem como objetivo monitorar o desenvolvimento da doença de Chagas no país, contribuindo para a promoção de medidas eficazes de prevenção. A doença de Chagas afeta especialmente as populações vulneráveis, portanto representa um problema de saúde pública para as comunidades indígenas do Paraguai. A missão do satélite, advindo do programa BIRDS-4, é de realizar a coleta de dados em regiões de difícil acesso com auxílio de sensores terrestres, que identificam a presença do inseto transmissor, o barbeiro, e do parasita, o protozoário Trypanosoma cruzi.

Impacto em Segurança e Defesa: O primeiro satélite paraguaio ressalta a importância da tecnologia espacial para questões humanitárias, ou seja, o uso e benefícios do desenvolvimento tecnológico espacial para a sociedade. Ademais representa um marco das capacidades espaciais do país, o que possibilita avaliar o uso de sua tecnologia para futuras missões espaciais.

Fonte: JOHNSON, Michael. Paraguay’s First Satellite Deployed From the International Space Station. NASA, 16 de mar. 2021. Disponível em: https://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/news/birds-4-paraguays-first-satellite

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here