Home Notícias V COMAR tem novo Comandante

V COMAR tem novo Comandante

0
V COMAR tem novo Comandante

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), localizado em Canoas (RS), realizou, no dia 10/02, a cerimônia militar de passagem de Comando do Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani para o Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Já o ato de passagem de cargo foi presidido pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida. O evento contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dentre outras autoridades civis e militares.

Em suas palavras de despedida, o Brigadeiro Bellintani destacou a atuação da FAB na Região Sul em missões de preparo e emprego. “A construção diária de uma Força Aérea cada vez mais moderna, de elevada capacidade dissuasória e cada vez mais integrada com a sociedade, tem, na Região Sul, um local de destaque, no qual o V COMAR continuará a ter papel protagonista”, ressaltou.

Os comandantes substituído e substituto foram cumprimentados pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro Almeida, que salientou, em suas palavras, o trabalho de intensificação da representatividade da FAB nesta área de jurisdição do V COMAR por meio de interações institucionais, culminando no fortalecimento da imagem da Força e permitindo a divulgação dos projetos estratégicos do COMAER perante a comunidade regional.

Ao deixar o V COMAR, o Brigadeiro Bellintani assumirá a Vice-Diretoria do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, localizado em São José dos Campos (SP). O Oficial-General é natural de São Paulo e iniciou a carreira militar em 1984, tendo sido promovido ao atual posto em 2019. Possui MBA em Administração e Gestão de Processos, além de todos os cursos de carreira e diversos cursos operacionais. Dentre os principais cargos exercidos em sua carreira estão o de Comandante do Esquadrão Escorpião (1º/3º GAv); Comandante da Base Aérea de Boa Vista (BABV); Adido Aeronáutico na Inglaterra e na Noruega; Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); e Comandante da Ala 3.

Novo Comandante

O Brigadeiro Rivero é natural da cidade de São Paulo, iniciou a carreira militar em 1984, sendo promovido ao posto atual em 2019. Possui todos os cursos de carreira e ainda três MBA, em Gestão de Pessoas, de Projetos e em Logística. Antes de assumir o cargo de Comandante do V COMAR, atuou como Assessor Militar da Vice-Presidência da República; Vice-Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Comandante da Ala 10, foi Adido Aeronáutico em Israel, e Chefe da Primeira e Sexta Subchefias do Estado-Maior da Aeronáutica. Em sua trajetória profissional recebeu 13 condecorações entre nacionais e estrangeiras.

V COMAR

Nove meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, no dia 25 de outubro de 1941, foram criadas as Zonas Aéreas com a missão de exercer autoridade militar direta sobre todas as forças, serviços, estabelecimentos e atividades aeronáuticas, dentro dos limites geográficos e do espaço aéreo a elas correspondentes.

Em novembro de 1973, com a evolução da atuação da Força Aérea Brasileira, as Zonas Aéreas passaram a ser denominadas de Comandos Aéreos, e pela Portaria nº125-GM3, de 4 de dezembro de 1973, foi então ativado o V COMAR, anteriormente denominado “4ª Zona Aérea” e “5ª Zona Aérea”.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Fonte: Defesa em Foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here