Reuniões da AIAB no SpaceBR Show (Divulgação/AIAB)

AIAB defende metas de longo prazo para o Programa Espacial Brasileiro

A AIAB participou da 4ª edição do SpaceBR Show, realizada entre 21 e 23 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. O presidente da associação, Julio Shidara, foi um dos debatedores do painel “Fontes de recursos públicos para o setor espacial”, destacando a necessidade urgente de uma governança robusta para o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

Reuniões da AIAB no SpaceBR Show (Divulgação/AIAB)

Segundo Shidara, iniciativas isoladas, ainda que bem intencionadas, não garantem o progresso do PEB. Ele enfatizou a importância de uma governança de alto nível para definir objetivos estratégicos de longo prazo e coordenar os esforços dos diversos atores envolvidos.

No evento, representantes das associadas Fibraforte, Visiona, Orbital e Cenic também compartilharam suas experiências. Jadir Gonçalves, vice-presidente e coordenador do Comitê de Espaço da AIAB, participou do painel “Estágio atual do programa espacial brasileiro”. João Paulo Campos, presidente da Visiona, e Juliano Mota, gerente comercial da Orbital, debateram no painel “Desafios e oportunidades para empresas no desenvolvimento de satélites”. Francisco Dias, diretor da Cenic, esteve no painel “Desafios e oportunidades para empresas no desenvolvimento de foguetes e veículos lançadores”.

No dia 23 de maio, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, visitou o SpaceBR Show. Durante a visita, ele e sua comitiva participaram de uma reunião com representantes da AIAB para discutir os próximos passos do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). O encontro contou com a presença de altos oficiais da Aeronáutica e membros da AIAB, incluindo Julio Shidara e representantes da Visiona.

Shidara destacou a importância da reunião, afirmando que a Aeronáutica está empenhada em contratar soluções da indústria brasileira. Ele também teve a oportunidade de discutir temas de interesse comum com o Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (3SC EMAER).

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SIATT e ITA Celebram 40 Anos de Carreira de Executivos

Em um evento marcado por inovações tecnológicas e debates sobre o futuro da engenharia, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *