Espaço aéreo do Nordeste recebe novo radar RSM970S-NG da Omnisys

O consórcio formado pela Omnisys Engenharia, subsidiária da Thales no Brasil, e Clemar Engenharia, finalizou a instalação da nova estação radar em Bom Jesus da Lapa (BA), conforme contrato de 2021 com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). A estação é equipada com o radar secundário RSM970S-NG, parte da modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O radar de Bom Jesus da Lapa é o 70° da família RSM970S a operar no Brasil. A primeira estação desse contrato foi instalada em Petrolina (PE) e entrou em operação em julho de 2023. A implantação da nova estação foi concluída em dezembro, três meses antes do previsto, contribuindo para a ampliação da base de radares secundários no país.

Segundo o Major-Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski, presidente da CISCEA, a instalação do radar em Bom Jesus da Lapa, uma região importante para o turismo e a agricultura da Bahia, será essencial para a segurança aérea e o desenvolvimento regional.

O radar RSM970S-NG, fabricado na sede da Omnisys em São Bernardo do Campo (SP), é certificado pelo Ministério da Defesa como Produto Estratégico de Defesa. Ele envia interrogações aos transponders das aeronaves, obtendo informações cruciais como identificação, posição e velocidade, permitindo um gerenciamento preciso do tráfego aéreo. A Omnisys também oferece suporte técnico local, garantindo alta disponibilidade dos equipamentos.

Rodrigo Modugno, CEO da Omnisys Engenharia, destacou a experiência da empresa no desenvolvimento, fabricação, instalação e suporte de mais de 130 radares no Brasil e em 15 outros países. O novo radar, produzido com mão-de-obra e capital intelectual brasileiros, reforça a liderança da Omnisys na produção de radares secundários no Brasil e a parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SIATT e ITA Celebram 40 Anos de Carreira de Executivos

Em um evento marcado por inovações tecnológicas e debates sobre o futuro da engenharia, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *